06/07/2015 - Comunicação
Prefeito apoia revisão da parceria com a JICA
Florianópolis participa do acordo de cooperação na área de saneamento

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Visita institucional do embaixador do Japão no Brasil

O prefeito Cesar Junior foi informado pessoalmente na tarde desta segunda-feira (6) pelo representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, Ryuichi Nasu, que o projeto de cooperação técnica e financeira firmado com o Estado será reavaliado, razão pela qual pediu seu apoio.

“Saneamento é nosso principal desafio, é um dos nossos piores índices. Participar deste realinhamento é desejo nosso”, disse Cesar Junior, tendo em vista o fato de Florianópolis ser parceira do acordo, na área de saneamento público.

Nasu, que integrou a comitiva do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, em visita institucional ao prefeito, adiantou que a vinda de uma missão japonesa para fins de reavaliação do projeto está prevista para o mês que vem. E que, embora o próximo desembolso financeiro deva acontecer somente em julho de 2017, eles estão preocupados em definir o quanto antes os projetos executáveis.

Neste sentido, Cesar Junior entregou-lhe um exemplar do Plano de Ação Florianópolis Sustentável, certificado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lançado no dia 24 de junho. “O Plano mostra o tamanho do desafio que temos para tratar em conjunto”, sentenciou o prefeito, uma vez que o estudo indica 95 ações que o município precisa realizar para crescer de forma sustentável. E a gestão integrada de saneamento básico está entre os cinco temas priorizados no trabalho.

Vale lembrar que o Plano de Ação Florianópolis Sustentável foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e pela Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), em parceria com BID e com Caixa Econômica Federal, além da Prefeitura.

Visita Institucional

Assim como fez na semana passada em audiência com o embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn, Cesar Junior enfatizou o potencial de Florianópolis no setor de tecnologia de informação. “Temos sete universidades na cidade e um dos maiores polos de TI do Brasil. Temos aqui oportunidade de interação acadêmica, e também, econômica”, destacou o prefeito, reforçando que, por uma série de quesitos, a capital catarinense “acaba sendo uma cidade mais competitiva do que os grandes centros brasileiros”.

Também integraram a comitiva do embaixador, sua esposa, Keiko Umeda; o cônsul geral no Brasil, Toshio Ikeda, e o cônsul Takahiro Iwato. Já da parte da Prefeitura, ainda participaram da audiência a secretária de Turismo, Zena Becker, e a chefe de gabinete do prefeito, Grasiele Xavier de Ávila.