07/07/2015 - Serviços
Município organiza seu serviço de inspeção
A Secretaria de Pesca está realizando a etapa da compilação de dados em municípios de destaque no assunto

foto/divulgação: Carmen Lúcia/PMF

Equipe na unidade de beneficiamento de moluscos em Biguaçu

Dentro de uma série de visitas de pesquisa, com o propósito de reunir informações que contribuam para a elaboração da legislação que vai reger a inspeção municipal de produtos de origem animal, representantes da Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura e do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) estiveram na última sexta-feira (3) na unidade de beneficiamento de moluscos em Biguaçu, a primeira da Grande Florianópolis. Estudantes intercambistas franceses, que estão no município pesquisando sobre a maricultura local, também estiveram na visita.

Desde abril deste ano, a Secretaria de Pesca visitou alguns municípios catarinenses - Joinville, Pomerode e Biguaçu - para um trabalho de laboratório. Esta compilação de dados servirá para a criação da legislação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIMPOA), que irá adaptar os pequenos produtores de Florianópolis às exigências da legislação.

O SIMPOA irá acompanhar os produtos de origem animal desde a origem até a chegada ao consumidor, garantindo sua qualidade fitossanitária e preservando a sanidade alimentar da população. Paralelamente, vai ajudar a manter a cultura da pesca da Capital.

Após a etapa da compilação de dados e a redação da proposta de legislação, o material será encaminhado para a Procuradoria Municipal, para a aprovação do texto que será submetido à Câmara Municipal.

Nos próximos meses, as fazendas marinhas do município serão demarcadas, oficializando o reconhecimento da atividade de maricultura na Capital. Neste sentido, a legislação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIMPOA) abrirá caminhos para o crescimento deste mercado.