17/07/2015 - Eventos
Arte aborígine e muito talento no Viva a Cidade
O pintor Marcus Burigo expõe suas obras há um ano e meio na feira do Centro Histórico da cidade

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

O artista Marcus Burigo no Viva a Cidade

Desenhos e pinturas fazem parte da vida do curitibano Marcus Burigo desde os 13 anos. O artista considera-se autodidata. Aos 19 anos, já sobrevivia somente com o dinheiro das telas que pintava. Marcus profissionalizou-se na área e passou 26 anos de sua vida pintando pranchas de surfe, trabalho que o levou a diversos países, como Portugal, França e Espanha.

Morador de Florianópolis há 33 anos, trouxe seu trabalho há um ano e meio para a feira do Viva a Cidade, no Centro Histórico da Capital, e expõe obras exclusivamente feitas para o projeto. O artista criou uma técnica de arte aborígine, feita com pontos, utilizando a tinta acrílica sobre a tela. Os desenhos são os mais diversos: gatos, cachorros, corujas e, claro, os personagens culturais da Ilha, como o boi de mamão.

Aliando beleza e da técnica, as obras são vendidas na feira por um mesmo valor - R$ 30,00 - e têm todas o mesmo tamanho, 15x30 cm. Segundo Marcus, o preço mais acessível aproximou sua arte das pessoas. “Antes eu vendia obras maiores e mais complexas apenas pela internet e no meu ateliê, na Barra da Lagoa, mas ainda sentia a necessidade de estar mais próximo das pessoas, levando uma arte mais popular e com preços mais acessíveis”, disse.

Desde o início das atividades na feira do Viva a Cidade, Marcus também utiliza seu espaço na rua João Pinto para fazer o bem: ele recebe da comunidade e de amigos doações de livros, que cataloga e revende todos os sábados, e reverte o valor das vendas para o lar de idosos Sociedade Espírita Obreiros Vida Eterna (SEOVE), localizado no Campeche.

Para conhecer um pouco mais sobre as obras de Marcus Burigo, acesse https://facebook.com/marcusburigogaleriadearte ou visite o ateliê do artista na Barra da Lagoa (na rua Estrela do Mar, 177).

Viva a Cidade

O Viva a Cidade acontece todos os sábados, das 9 às 16 horas, no núcleo do Centro Histórico, e a ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

Neste sábado (18), o projeto contará com a atração musical do Acústico 10 pras Duas. Para as crianças, o Sesc terá tendas com brincadeiras e recreadores na rua Nunes Machado. O Salão de Dança também estará no local promovendo um aulão para o público da feira.

Criado pela Prefeitura de Florianópolis, a ação envolve exposições de artesanatos, feira de antiguidades, brechós, sebos, apresentações culturais e musicais, bares e restaurantes. A meta da Prefeitura é humanizar os espaços públicos, valorizando o comércio local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis é parceira do projeto, que completa dois anos no final deste mês.