18/07/2015 - Eventos
Ponta das Canas recebe a 52ª Prefeitura no Bairro
Secretaria de Obras foi mais uma vez a campeã no atendimento a moradores

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Foram realizados cerca de 80 atendimentos

Depois de uma semana chuvosa, o sol deu as boas vindas à manhã de sábado (18) e contribuiu para o sucesso de mais uma edição, a 52ª, do Prefeitura no Bairro, que desta vez levou o prefeito e todo o secretariado até Ponta das Canas, no Norte da Ilha, para a conversa direta com os moradores, ouvindo demandas e apresentando indicativos de soluções para as prioridades apresentadas. O Prefeitura no Bairro proporcionou também atividades de cultura e lazer, com recreação infantil, apresentações de música e artistas.

Antes ainda do início dos atendimentos, o prefeito Cesar Souza Junior cumprimentou o deputado federal Esperidião Amin e a ex-deputada Ângela Amin, que prestigiaram o evento e anunciaram boas notícias para a comunidade local. “Este é um ano difícil, e todo sabem que o Governo Federal está enfrentando dificuldades. As emendas parlamentares também sofreram cortes, mas apresentamos em Brasília uma emenda que vai disponibilizar um recurso de R$ 300 mil para que a Prefeitura possa pavimentar algumas vias aqui em Ponta das Canas: as servidões Manoel Fermiano, Luiza Neves de Oliveira e São Mateus Evangelista, cujas obras serão cobertas diretamente com esta emenda. E sabemos que as benfeitorias alcançam ainda as servidões Portal das Flores e Lolita Rodrigues”, disse o deputado.

O prefeito destacou a importância da emenda anunciada pelo parlamentar, que somada a outros recursos - parte proveniente do Badesc, parte do Governo do Estado e uma terceira parte proveniente de emendas parlamentares – garantirá cerca de R$ 50 milhões, destinados a obras de pavimentação e recuperação de vias.“Trata-se de  um programa de pavimentação para o qual a Prefeitura já iniciou um processo de licitação, que deve beneficiar mais de cem ruas na Ilha, sendo que aqui na região de Canasvieiras e Ponta das Canas serão 15 novas ruas”, acrescentou  Cesar Souza Junior.

Além da emenda, Amin explicou que foi instalada esta semana a Comissão Especial para tratar da extinção do que ele chamou ‘instituto dos terrenos de Marinha’. O deputado foi eleito presidente da Comissão e, para dar uma ideia do impacto deste tributo em Florianópolis, comentou que aqui há nove mil imóveis que pagam este imposto, mas, se aprovado o projeto de remarcação destes terrenos, serão enquadrados 33 mil imóveis contribuintes.

Antes de se iniciar ao atendimento dos moradores, César Souza chamou atenção para o local onde aconteceu o evento - a Creche Stella Maris Corrêa Carneiro – que passa por uma completa reforma e deve estar concluída já no próximo ano. “Mas a escolinha antiga, guerreira, e que por tanto tempo atendeu aos moradores, não será abandonada. Nossa intenção e também reformá-la, para oferecer mais uma creche aos moradores de Ponta das Canas”, salientou o prefeito.

Demandas

Durante o evento foram realizados aproximadamente 80 atendimentos, e desta vez a maior demanda foi direcionada à Secretaria de Obras, com solicitações relacionadas calçamento, legalização de ruas, serviços de pavimentação, drenagem e limpeza de valas, além de obras de manutenção em geral. Também foram muito procurados os representantes da Casan e da Comcap, com demandas relacionadas à drenagem e limpeza de ruas.

No caso de Obras, Robson Luis Neves pediu providências em relação à drenagem da rua onde ele possui imóveis de temporada. Explicou que a drenagem que existe hoje na Servidão Quilombo dos Palmares foi executada no passado pelos próprios moradores, em esquema de mutirão, e por isso é antiga, quebrada e ainda recebe toda a água que escoa da rua principal, a avenida Luiz Boiteux Piazza.

Ao conversar com o secretário adjunto de Obras, Américo Pescador, foi informado de que a Secretaria, juntamente com a intendencia do bairro e a Casan, irão realizar uma reunião na comunidade para abordarem o problema da servidão e juntos encontrarem uma solução para a situação dos alagamentos.

Saúde

Outro morador que procurou atendimento foi Osvaldo dos Santos, coordenador do Conselho local de Saúde, que foi questionar o quadro funcional da unidade de saúde do bairro, em especial o quadro de agentes de saúde. Santos falou que o quadro diminuiu e que hoje os agentes de saúde estão realizando funções administradas na unidade. "O agente de saúde não está preparado para fazer trabalhos administrativos, ele foi treinado para estar na comunidade, fazendo deveres de agente de saúde", disse. Segundo ele, o agente de saúde tem um dia da semana para ficar na unidade e os outros ele deve estar na comunidade, ouvindo as demandas dos moradores, mas hoje estão na unidade, realizando atendimento ao público e fazendo marcação de consultas.

Durante o Prefeitura no Bairro, a Secretaria da Saúde desenvolveu  um trabalho voltado à medicina preventiva, apresentando uma campanha contra a dengue, que mereceu destaque na fala do prefeito. “Não temos casos de dengue aqui, mas bem pertinho, em Itajaí, foram registrados cerca de dois mil casos.  E esta ação é importante para enfrentarmos o desafio no próximo verão, que é proteger Florianópolis desta doença. É um desafio de todos nós”. Cesar Souza Junior adiantou que a Secretaria da Saúde está contratando equipes extras e iniciando um trabalho em parceria com a Comcap e Secretaria de Obras, para prevenir a proliferação do mosquito transmissor.