Secretaria Executiva de Comunicação Social

22/07/2015 - Comunicação
Praça Bento Silvério: 25% do piso foi trocado
Importante área de lazer da Lagoa da Conceição não passava por revitalização havia quase 30 anos

foto/divulgação: Petra Mafalda

Após a vistoria, o prefeito anunciou a restauração do Casarão da Lagoa

O prefeito Cesar Junior vistoriou na manhã desta quarta-feira (22) as obras de revitalização da praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, que já teve 25% do antigo piso substituído por paver. A terraplenagem e a drenagem da área de 6,4 mil metros quadrados estão sendo feitas de forma gradativa, à medida que o piso é trocado, de modo a permitir que a população continue beneficiando-se do espaço de lazer durante a execução dos serviços. O prefeito fez a vistoria acompanhado do secretário de Obras, Rafael Hahne.

De acordo com o engenheiro da Prefeitura responsável por fiscalizar as obras, Paulo Machado, o piso da praça, que teve sua última revitalização por volta do ano de 1986 (depois disso houve apenas manutenção), era composto de concreto, tijolo, brita, terra, areia e grama. Ou seja, após a conclusão dos trabalhos, o espaço passará a dispor de um pavimento uniforme, sendo todo ele em paver.

Além dessa melhoria no pavimento, a Praça Bento Silvério passará a contar com dois banheiros públicos (masculino e feminino), com área de 18 metros quadrados cada, contíguos a um módulo de apoio para o pessoal da limpeza pública da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), de 36 metros quadrados. A construção das fundações dessa nova estrutura também já foi iniciada.

Mas as mudanças na praça não param por aí: as benfeitorias incluem substituição do playground e realocação da academia de ginástica, construção de deck de madeira em frente ao Monumento das Rendeiras e manutenção da iluminação.

As obras, orçadas em aproximadamente R$ 690 mil, estão sendo viabilizadas com recursos municipais e estaduais, através de convênio.

Restauração

Aproveitando a oportunidade, o prefeito visitou o Casarão da Lagoa, que com a Casa das Máquinas integra o Centro Cultural Bento Silvério, localizado ao lado da praça. E anunciou que este será o próximo prédio histórico da cidade a ser restaurado, a exemplo do que vem acontecendo com o Mercado Público e com a Casa de Câmara e Cadeia.

 

Na ocasião, Cesar Souza Junior esteve na biblioteca, que se destaca pelo acervo de referência cultural; nas oficinas demonstrativas de renda de bilro das rendeiras da Lagoa da Conceição, cujo artesanato também é de referência local, e no espaço expositivo, que no momento está com a exposição “Apagamentos retratos de privação”, de quadros com bustos desenhados a lápis, de Rafael Myczkowski.


galeria de imagens