24/07/2015 - Eventos
Paixão pelo artesanato no Viva a Cidade
Rosania superou a depressão com o trabalho manual com tecidos e hoje expõe no Centro Histórico

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

Rosania no projeto Viva a Cidade

Superar a perda de um familiar próximo é um grande desafio, principalmente quando a consequência dessa perda é a depressão. Rosania Andrade passou por um momento como esse e, após a morte de seus pais, há três anos, buscou forças no artesanato para superar o luto. A aposentada aprendeu a fazer fuxico por meio de revistas e trocando modelos com as amigas na internet.

A paixão pelo trabalho manual foi crescendo e tomando conta de sua rotina. “O amor pelo artesanato me fortaleceu. Parei de tomar antidepressivos e passei a exercitar minha criatividade, trabalhando com tecidos e feltros”, disse.

Inicialmente, Rosania distribuía sua arte somente entre os familiares, mas, num sábado, o filho, que trabalha como dentista no Centro Histórico da cidade, conheceu o projeto Viva a Cidade e o recomendou à mãe. “A partir disso, montei minha barraquinha e passei a expor meus produtos no Viva a Cidade. Estou há um mês e meio participando e é muito gratificante estar mais perto das pessoas, recebendo o retorno através de elogios e também financeiramente”, afirmou a artesã.

Todos os produtos feitos por Rosania são costurados a mão e vendidos na faixa de R$ 15,00 a R$ 40,00 na rua João Pinto. Móbiles, bonecos, quadrinhos de santos, porta- guardanapos, faixas e chaveiros. Mas os preferidos são as guirlandas, com nomes e diversos desenhos, que podem ser penduradas na porta do quarto do bebê, cozinha e outros cômodos.

Conheça mais sobre o trabalho de Rosania Andrade através das redes sociais: https://goo.gl/Xp7eMj ou no e-mailrosaniaandradeartesanato@hotmail.com.

Viva a Cidade

O Viva a Cidade acontece todos os sábados, das 9 às 16 horas, no núcleo do Centro Histórico. A ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

Criado pela Prefeitura de Florianópolis, a ação envolve exposições de artesanatos, feira de antiguidades, brechós, sebos, apresentações culturais e musicais, bares e restaurantes. A meta da Prefeitura é humanizar os espaços públicos, valorizando o comércio local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis é parceira do projeto, que completa dois anos no final deste mês.