28/07/2015 - Comunicação
Vistoria comprova que Mercado é acessível
Para Ministério Público de SC, o cartão postal de Florianópolis está pronto para a inauguração

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Vistoria no Mercado Público aponta que ele será acessível

Com rampas móveis, pisos táteis e completamente nivelado, o Mercado Público de Florianópolis foi considerado acessível em vistoria realizada pelo Ministério Público (MP/SC), nesta terça-feira (28).

A pedido da Prefeitura, a equipe técnica do MP vistoriou toda a ala Sul, que será inaugurada no próximo dia 5 de agosto. O prefeito Cesar Souza Junior e sua equipe acompanharam a vistoria e ele disse estar orgulhoso com o resultado.

“Vamos inaugurar a revitalização de um bem tombado completamente dentro das normas, com os boxes apresentando todos os alvarás necessários e com total acessibilidade. É um momento inédito na cidade e um orgulho para nós conseguir atingir mais este grande desafio”, disse o prefeito.

Durante a vistoria, foram avaliados aspectos como o tipo e nivelamento do piso e a sinalização para deficientes visuais. Na ala Norte, o acesso pela Conselheiro Mafra será realizado por rampas móveis. Já na ala Sul, todas as entradas foram reformadas e niveladas para o deslocamento de cadeirantes.

Além dos pisos, o Mercado receberá, mais tarde, também mapas táteis que conterão todas as informações necessárias sobre o espaço, os boxes e os serviços disponíveis. Para o acesso à sala de atos, que fica na parte superior da Ala Norte, há um elevador facilitando a entrada de cadeirantes.

Para o MP, será um mercado modelo

Mesmo em obras e com os acabamentos para serem entregues, visualmente, segundo o promotor Daniel Paladino, o Mercado Público de Florianópolis será um modelo em acessibilidade.

“A princípio, está tudo em ordem e nos impressionou bastante. Se houver adequações, serão pequenas e poderão ser realizadas após a inauguração, já que no momento não há nada que impeça o deslocamento de cadeirantes, por exemplo”, avaliou o promotor.

Comerciantes otimistas

Há 62 anos, o pai de Nelson Luis da Silva abria seu primeiro açougue no Mercado Público; atualmente, o filho segue no segmento de empório. Silva está muito otimista e quer abrir as portas no dia 5.

"Estamos tentando ao máximo, o ritmo está bem acelerado", disse.

O presidente da Associação do Novo Mercado Público, Aldonei de Brito, está no Mercado Público há mais de 39 anos, e não tem dúvidas: “Se não formos o melhor mercado do Brasil, seremos um dos melhores", afirmou.

Marcelo Jaques, há mais de 30 anos no segmento de peixarias, está ansioso pelo dia da grande festa de entrega do Mercado. “Quero agradecer a todos que estiveram envolvidos para que este sonho se tornasse realidade, estou como uma criança atrás de um saco de pipoca", disse.