13/08/2015 - Social
Nova vida e novas cores para o bairro Monte Cristo
Comunidade já aproveita estrutura do novo Complexo Chico Mendes, que está em obras

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Complexo Esportivo da Chico Mendes deve ser inaugurado em breve

Dois meses após o primeiro mutirão de serviços nas comunidades do Monte Cristo, a Prefeitura de Florianópolis se prepara para inaugurar o complexo esportivo da Chico Mendes. O bairro aos poucos vai ganhando cor, limpeza e tranquilidade.

Com 85 anos, 20 destes vividos no Monte Cristo, Dilce Amorim já aproveita uma das novidades: na praça, em frente ao condomínio Panorama, foi instalada uma academia ao ar livre. Além disso, o parquinho das crianças foi revitalizado e a quadra está em reforma.

“Colocaram ontem e eu já vim usar, a gente estava precisando, está muito bom”, contou.

Mas as melhorias não ficam somente na praça onde ocorreu o mutirão, na véspera de feriado de Corpus Christi: elas se estenderam para a Chico Mendes, comunidade vizinha.

“A Prefeitura veio para ficar. Esperamos estar com boa parte do trabalho encaminhada até o final do ano”, afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.

Lá, o Complexo Chico Mendes está quase pronto. Operários terminam a instalação do parquinho infantil, a pintura da quadra e as telas de proteção para o futebol da garotada.

“O parquinho é de boa qualidade, o material não vai enferrujar, as crianças adoraram”, disse Aline Ramos, mãe do pequeno Enzo, de 3 anos.

No pacote de melhorias para a região, a Secretaria do Continente irá entregar a reforma da quadra coberta, a revitalização do campo de areia, a implantação do novo parque infantil, a construção muro de contenção, a pintura completa do edifício conhecido como Carandiru (onde residem 32 famílias) e a drenagem do campo de areia.

“Estamos fazendo o que a comunidade nos pede, essas melhorias foram sugestões deles, para eles. Agora contamos com os moradores para nos ajudar a conservar os equipamentos e a pintura”, afirmou o secretário do Continente, Deglaber Goulart.

Último mutirão reuniu 200 pessoas

Mais de 200 pessoas e nove caminhões iniciaram a revitalização do Monte Cristo em junho. O mutirão realizado pela Prefeitura renovou a autoestima de uma comunidade machucada pela violência. Em um único dia, 20 bocas-de-lobo foram consertadas, dez ruas receberam novas lajotas, 73 pessoas foram vacinadas e 300 livros infantis foram distribuídos.

“Passei a dormir com o coração mais tranquilo, aos poucos nosso bairro está melhorando”, disse Jacira Fagundes, 85 anos, moradora da Chico Mendes.