14/08/2015 - Eventos
Viva a Cidade: ilusionismo ​e feira de orgânicos
A Feira de Orgânicos Viva a Cidade acontecerá no Terminal Cidade de Florianópolis, das 9 às 13 horas

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

Carlos Ilusionista na feira do Viva a Cidade

Natural de Curitiba, Luiz Carlos de Paula Rosa trabalha há mais de 20 anos com mágicas, mas poucos sabem que o ilusionista começou a vida profissional como chaveiro. “Enquanto trabalhava com as chaves, usava meu tempo livre para criar materiais sobre mágica, era meu hobby”, disse.

Pouco tempo depois, Luiz Carlos decidiu investir naquilo que antes era apenas um passatempo e foi para o Rio de Janeiro se profissionalizar. Fez um curso para mágicos, ilusionistas, ventríloquos, palhaços e malabaristas e hoje montou seus manuais próprios e cria mágicas para ensinar aos outros.

No começo de julho, mudou-se para Florianópolis e desde lá começou a apresentar seu trabalho na feira do Viva a Cidade, no Centro Histórico da Capital. “Curitiba é meu berço e valorizo minha cidade, mas Florianópolis é ótima. O povo é muito receptivo e divertido. Me apaixonei e já me considero um manezinho”, brincou.

Luiz Carlos conta que o objetivo é ensinar a arte da mágica para todas as idades, e por isso seus manuais têm vários níveis de dificuldade, dos mais fáceis aos mais difíceis. Os preços variam de R$ 20,00 a R$ 50,00 e o mágico faz questão de tirar todas as dúvidas de quem compra.

O ilusionista expõe seu trabalho todos os sábados na Feira Viva a Cidade, na rua João Pinto. Além disso, também faz apresentações em aniversários e eventos. Para mais informações: (41) 9984-5627.

Viva a Cidade

O Viva a Cidade acontece todos os sábados, das 9 às 16 horas, no núcleo do Centro Histórico, e a ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

Neste sábado (15), o projeto contará com a atração musical do Acústico 10 pras Duas e a Feira de Orgânicos. Além das tradicionais exposições de artesanatos, feira de antiguidades, brechós, sebos, apresentações culturais e musicais, bares e restaurantes.

A meta da Prefeitura é humanizar os espaços públicos, valorizando o comércio local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis é parceira do projeto, que já tem dois anos de sucesso crescente.

Feira de Orgânicos

Com a reabertura da Ala Sul do Mercado Público na última semana, a Prefeitura vai ocupar de maneira útil o espaço do Terminal Cidade de Florianópolis onde funcionaram as peixarias: a Feira de Orgânicos Viva a Cidade será instalada neste sábado (15), das 9 às 13 horas. De acordo com o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Marius Bagnati, no início serão dez feirantes, pequenos produtores rurais ou agricultores familiares com produção orgânica certificada.

A feira de produtos orgânicos (livres de defensivos agrícolas e cultivados com responsabilidade social e ambiental) é uma ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) e Comcap, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cepagro e organizações privadas e colaborativas que trabalham com recuperação de resíduos orgânicos e com produção e comercialização de produtos agroecológicos.

A feira iniciará com poucos produtores, em projeto-piloto, para testar a receptividade da clientela, observou o secretário de Serviços Públicos, Aldo Lopes Martins. Já são pelo menos 20 produtores cadastrados para expor seus produtos. Como o local é grande, segundo ele, há espaço para muito mais e, se o público abraçar a ideia, o número de produtores no local pode triplicar.

“Vamos cadastrar todos aos poucos, é um projeto-piloto. A intenção é movimentar a região e trazer produtos de qualidade e procedência, com preço bom. É ótimo pra quem produz e para quem consome, todos saem ganhando”, disse.

Para assegurar a qualidade e a segurança alimentar, o projeto terá o Ministério da Agricultura e a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) para ajudar a certificar e cadastrar os fornecedores.