20/08/2015 - Eventos
Viva a Cidade tem artigos para todas as idades
O projeto Viva a Cidade e a segunda edição da Feira de Orgânicos acontecem neste sábado, no Centro Histórico

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

Sandra e sua filha vendendo na feira Viva a Cidade

Natural de São Paulo, Sandra Regina de Paula Ferreira e seus familiares moram em Florianópolis há 15 anos. Motivada a ajudar na renda de sua casa, dedicou-se a aprender a fazer acessórios de cabelo para meninas e, inicialmente, vender pela internet. Logo após o início da produção, conheceu a feira Viva a Cidade, que acontece no Centro Histórico da cidade, e decidiu expor no local os trabalhos de sua loja “Etc & Tal para Meninas - Artesanato Sandrinha”, que tem como público alvo meninas até 14 anos.

O que seria apenas uma ajuda na renda familiar cresceu e hoje tornou-se essencial. Há um ano e dois meses expondo no Viva a Cidade, Sandra atribui seu sucesso à feira. “Quando comecei, o Viva a Cidade ainda não era muito conhecido, hoje está três vezes maior, com muitas programações e visitantes. Meu trabalho cresceu junto com o projeto e, além de já ser reconhecida no local, também faço dele um ponto de encontro. Utilizo as redes sociais para vender e o ponto de encontro para retirar o produto é na feira. Assim as pessoas podem conhecer meus outros produtos pessoalmente e também todas as programações da feira”, disse.

Sendo reconhecida no Viva a Cidade, a artesã também teve a oportunidade de expor seu trabalho em outros eventos apoiados pela Prefeitura de Florianópolis: Eventos da Polícia Militar, da Floram e Prefeitura no Bairro.

A filha Ariany, de 15 anos, aprendeu desde cedo a importância do trabalho e já ajuda a mãe com o artesanato. O corte de fitas, laços e vendas também são auxiliados pela menina.

Sandra vende todos os tipos de acessórios de cabelo para meninas: Tiaras, faixas para bebês, rabicós, laços, toucas de lã e boinas. Os produtos variam entre R$3,00 e R$20,00.

Conheça o facebook da loja Etc & Tal para Meninas: https://www.facebook.com/pages/Etc-Tal-para-Meninas-By-Artesanato-Sandrinha

Viva a Cidade

O Viva a Cidade acontece todos os sábados, das 9 às 16 horas, no núcleo do Centro Histórico, e a ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

Neste sábado (22), o projeto contará com apresentação do músico França e mais uma edição da Feira de Orgânicos. Além das tradicionais exposições de artesanatos, feira de antiguidades, brechós, sebos, apresentações culturais e musicais, bares e restaurantes. Além disso, o manezinho Odilho estará na feira animando os visitantes.

A meta da Prefeitura é humanizar os espaços públicos, valorizando o comércio local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis é parceira do projeto, que já tem dois anos de sucesso crescente.

Feira de Orgânicos

Após o sucesso da primeira edição, neste sábado a Feira de Orgânicos Viva a Cidade será mais uma vez instalada no Terminal Cidade de Florianópolis (22), das 9 às 13 horas. Dez barracas estarão montadas no local com opções de frutas e verduras sem agrotóxicos.

De acordo com o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Marius Bagnati, o objetivo é aproximar pequenos produtores rurais ou agricultores familiares com produção orgânica certificada. “Queremos incentivar também o consumo de produtos da estação, o que torna o preço mais acessível e disponibilidade de produtos com mais qualidade. Na feira teremos mais de 30 variedades de frutas e verduras da época”, afirmou.

A feira de produtos orgânicos (livres de defensivos agrícolas e cultivados com responsabilidade social e ambiental) é uma ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) e Comcap, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cepagro e organizações privadas e colaborativas que trabalham com recuperação de resíduos orgânicos e com produção e comercialização de produtos agroecológicos.

Para assegurar a qualidade e a segurança alimentar, o projeto terá o Ministério da Agricultura e a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) para ajudar a certificar e cadastrar os fornecedores.