08/09/2015 - Eventos
Prefeito vai a evento de cidades sustentáveis no RJ
O encontro acontece no Rio e discute burocracia, pessimismo, descrença e desenvolvimento de projetos

foto/divulgação: Divulgação

Cúpula de prefeitos é prévia do Congresso Internacional Cidades e Transportes

O prefeito Cesar Souza Junior participa nesta quarta-feira (9) de uma cúpula de prefeitos no Rio de Janeiro, onde serão debatidas novas ideias para alavancar projetos que tornem as cidades lugares ao mesmo tempo inclusivos e humanos. O encontro faz parte da celebração de dez anos de trabalho da EMBARQ Brasil e coincide com os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Este é um evento prévio ao 1º Congresso Internacional de Cidades & Transportes, que acontece nos dias 10 e 11 de setembro.

Para debater o futuro das cidades sustentáveis, o evento contará com a presença de importantes ex-prefeitos: Jaime Lerner, que reinventou os espaços urbanos da cidade de Curitiba, revolucionou o sistema de ônibus, despertando a consciência ambiental da população; Ken Livingstone, que estabeleceu a reputação de “fazer o que é certo para Londres”, até introduzir o inovador “pedágio urbano” e o Sistema Oyster card; Mary Jane Ortega, prefeita da cidade de San Fernando, La Union, nas Filipinas, por três mandatos consecutivos (1998-2007), e que foi agraciada com inúmeros prêmios durante seu período no comando da prefeitura; Enrique Peñalosa, que acredita que o transporte urbano não é uma questão de conveniência e economia, mas sim de justiça e equidade; e Sam Adams, que, como prefeito, garantiu a inclusão da sustentabilidade em todas esferas de tomada de decisão de Portland, Oregon, integrando o escritório de sustentabilidade ao de planejamento.

Com mediação do presidente do World Resources Institute (WRI), Andrew Steer, estes ex-prefeitos visionários darão seu testemunho de que é possível vencer a burocracia, o pessimismo, a descrença e desenvolver projetos sustentáveis para as cidades.

A programação conta também com  duas oficinas de capacitação: a primeira sobre como melhorar as condições e a segurança para os ciclistas e a segunda com o objetivo de apoiar a troca de soluções de mobilidade urbana inovadoras e verdes entre cidades da Europa, Ásia, América Latina e do Mediterrâneo. Além disso, será realizada uma visita guiada à itinerância da 31ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas.

EMBARQ Brasil

A EMBARQ Brasil auxilia governos e empresas no desenvolvimento e implantação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e mobilidade nas cidades brasileiras. Contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, reduzir a poluição, aumentar a segurança viária, melhorar a saúde da população e criar espaços públicos seguros, acessíveis a todos e agradáveis ao convívio. Criada em 2005, a EMBARQ Brasil integra-se, localmente, ao WRI Brasil para atingir resultados ainda mais transformadores.

O WRI (World Resources Institute) é uma instituição internacional de pesquisa, que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.