28/09/2015 - Comunicação
Coordenadoria visita entidades de deficientes
Setor que trata das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência de Florianópolis levanta as primeiras demandas

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Visita começou pela Apae de Florianópolis

Pioneira em Santa Catarina, a primeira Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência de Florianópolis iniciou nesta segunda-feira (28) uma série de visitas às instituições da Capital voltadas para esta área. A meta é levantar as demandas e viabilizá-las da melhor forma possível, seja pela Prefeitura ou via iniciativa privada.

A chefe de gabinete, Grasiele Xavier de Avila, visitou as entidades representando o prefeito Cesar Souza Junior, acompanhada da coordenadora, Fernanda Baggio Gasperin, que assumiu este mês. As duas estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na Associação dos Surdos da Grande Florianópolis.

Na Apae, a presidente Elizabeth Toledo falou sobre as maiores dificuldades dos alunos, entre elas, a de deslocamento. “Vamos contatar as empresas de ônibus da região para tentar fechar parcerias, muitas vezes não é o dinheiro que faz a diferença, somente a busca pela ajuda já pode contribuir para estes problemas”, ponderou Grasiele.

Central de intérpretes para os surdos

Já na Associação dos Surdos da Grande Florianópolis a preocupação é outra: eles precisam ter como acessar os serviços da Prefeitura sem necessidade de levar um familiar para isso. A ideia da presidente da associação, Sandra Lucia Amorim, é criar uma central de intérpretes na cidade.

“Com a ajuda da tecnologia, podemos ter um intérprete aqui na associação atendendo às demandas dos surdos que estão na cidade tentando utilizar os serviços. Já funciona muito bem em São Paulo, e Florianópolis poderia implementar também”, disse.

As demandas serão analisadas pela nova Coordenadoria e serão repassadas aos órgãos competentes para viabilização.

A Coordenadoria

Ligada diretamente ao gabinete do prefeito, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, criada este mês, passa a ser a responsável pelas ações, programas e projetos que visem à promoção da cidadania e da igualdade às pessoas portadoras de deficiência.