01/10/2015 - Comunicação
Novo secretário de Pesca é empossado
Roberto Katumi Oda tem o desafio de lutar pelo selo municipal de certificação do pescado

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Posse do secretário da Pesca, Roberto Katumi

Manezinho e neto de pescador, Roberto Katumi Oda assumiu na manhã desta quinta-feira (1º) a Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura. A cerimônia reuniu autoridades e boa parte dos vereadores da Capital. Neto de japoneses, tem forte ligação com o Sul da Ilha, onde, na infância, auxiliava o pai na pesca, com rede de cerco, pesca que foi trazida por seu avô, Noboru Oda, em 1950.

“Agora temos um típico manezinho conhecedor da área na Secretaria, que tenho certeza, fará um bom trabalho de fomento à economia da pesca. O maior desafio será implantar o selo municipal de certificação do pescado, que representará a salvação da pesca artesanal de nossa Ilha”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Katumi terá como missão aproximar os pescadores de todas as regiões, capacitá-los e levantar projetos de fomento à economia, que envolve a produção de frutos do mar, em especial, a ostra e o berbigão. “Assumir esta Pasta é um sonho realizado. Vivenciei desde a infância a realidade de nossos pescadores e juntos vamos aprimorar o setor”, afirmou o novo secretário.

Além de uma nova equipe, a Secretaria também estará em novo endereço: a partir de segunda-feira (5),estará atendendo à rua Tenente Silveira, 299, Edifício Reflex, mesmo local onde hoje está o Procon municipal.