07/10/2015 - Saúde
Prefeitura amplia ações de prevenção à dengue
Cidade segue sem registros de casos contraídos em seu território

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Reunião aconteceu no gabinete do prefeito

Com a chegada do verão e a perspectiva do aumento do número de turistas, principalmente estrangeiros, por causa da valorização do dólar, cresce também o risco de uma incidência maior de casos de dengue em Florianópolis. Para evitar esta situação, a Prefeitura está realizando uma série de ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença. “Estamos fazendo nossa parte, mas é preciso que cada morador também faça a sua”, alertou o prefeito Cesar Souza Junior.

Entre as ações já definidas, está a contratação, através de processo seletivo, de 50 novos Agentes de Combate a Endemias. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, durante reunião para tratar do tema com a presença de representantes das Secretarias de Saúde, Habitação, Obras, Continente e Comcap. Foi determinado que encontros com esta pauta devem acontecer semanalmente e envolver também outros órgãos do Município e mais convidados.

Atualmente, Florianópolis conta com mais de três mil armadilhas espalhadas por diferentes pontos da cidade. O número é praticamente o dobro do que havia em 2013. Sempre que é confirmada a presença da larva do aedes aegypti é feito o monitoramento detalhado num círculo de 300 metros de raio.

Apenas neste ano, o Estado de Santa Catarina registrou cerca de 3,3 mil casos da doença, a grande maioria no município de Itajaí. A capital catarinense segue sem registros de contaminação dentro do próprio território.