08/10/2015 - Trânsito
PMF vai analisar proposta de revitalizar Bocaiúva
Parte da verba para as obras será captada junto à iniciativa privada

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito recebeu CDL, Sebrae e comerciantes da rua

A revitalização da rua Bocaiúva, a partir de uma proposta inicial formulada pelo Sebrae/SC e CDL de Florianópolis, foi o tema de reunião nesta quinta-feira (8) no gabinete do prefeito. A ideia é valorizar o pedestre e o ciclista, sem prejuízo do fluxo de veículos e do transporte coletivo. “Esta é uma iniciativa que tem o nosso apoio, precisamos apenas definir os detalhes técnicos”, destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

Durante o evento, que contou também com a presença de diversos comerciantes daquela rua, o prefeito determinou que o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)  realize análise aprimorada da proposta apresentada.  Com base nela, que seja definido o tipo de intervenção possível para aquela via. A Celesc e a Casan deverão ser procuradas para se unirem à iniciativa.

Pela proposta apresentada pelo Sebrae, a largura dos passeios seria ampliada e a pista nos cruzamentos seria elevada para obrigar a redução da velocidade na via. No local, seriam instalados ainda elementos do mobiliário urbano visando a aumentar as opções de lazer para os moradores.

A história da Bocaiúva

Até 1848, quando teve seu arruamento e cercas deferidas pela Assembleia Legislativa Provincial, o local era apenas um primitivo caminho ao longo da praia, paralela à Baía Norte. O primeiro nome oficial foi “Rua da Praia de Fora”. Posteriormente, a Bocaiúva se tornou “Rua São Sebastião”, e a Almirante Lamego, “Rua Sant’Ana”. Os nomes atuais são homenagens a Quintino Bocaiúva, jornalista e político, e Jesuíno Lamego da Costa, militar e político, o Barão de Laguna.

As primeiras residências construídas na região tinham o mar aos fundos. Até a construção do aterro da Baía Norte, era por onde circulava grande parte do trânsito proveniente do Norte da Ilha em direção ao centro da cidade.