12/10/2015 - Comunicação
Com festa, João Paulo ganha primeira praça
Neste feriado do Dia da Criança, comunidade recebe oficialmente seu primeiro espaço público

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito entregou oficialmente a praça às crianças

Em uma área de mil metros quadrados, crianças da comunidade do bairro João Paulo viveram nesta segunda-feira (12) um dia que seus pais e avós ainda não tinham saboreado: a Prefeitura de Florianópolis entregou oficialmente a primeira praça do bairro, com tudo que a criançada merece.

Teve algodão doce, pipoca, bolo, refrigerante, apresentações artísticas e a distribuição de muitos presentes. A festa só foi possível devido a uma ação conjunta da Prefeitura com o Conselho Comunitário do João Paulo e com o projeto social Mãos à Obra.

A primeira praça do bairro, onde antes não havia uma única área de lazer para a comunidade, além do parquinho para as crianças, conta com academia ao ar livre e espaço para apresentações.

A área, que leva o nome de um morador do bairro, Doutor Fausto Lobo Brasil, fica entre as ruas João Paulo e João Pio do Valle Pereira, terreno que permaneceu por muito tempo tomado pelo mato e pela lama.

“Para nós, moradores, é um sonho realizado. O que as crianças ganharam hoje nós nunca tivemos, ninguém nunca teve um espaço para brincar como este, é uma vitória”, afirmou o vice-presidente do Conselho Comunitário do João Paulo, Rafael Flores.

Mais um feriado de ações

Como vem acontecendo continuamente, a cada feriado uma comunidade de Florianópolis recebe uma ação da Prefeitura. Seja do projeto Prefeitura no Bairro, dos mutirões de serviços e de saúde, no Dia da Criança não poderia ser diferente. Todo secretariado participou do evento, movimentando a região.

“É mais um feriado de vitória, poder levar o que a comunidade merece. Antes, onde estamos hoje era apenas um terreno baldio, agora é uma praça cheia de atrações e, pelo movimento, este local não voltará mais ao abandono”, disse o prefeito, diante da grande movimentação de pais e crianças no local desde cedo.

Isabelly Melo, 4 anos, saiu pela primeira vez para brincar em um local seguro dentro do bairro onde seus pais nasceram e cresceram.

“Nós nunca tivemos onde brincar e ela até agora também não tinha, é um presente maravilhoso”, disse a mãe da menina, Indiana Ketulin.

Ninguém saiu sem presente

Mesmo diante da tamanha movimentação de crianças na praça, nenhuma delas saiu da festa sem presente. Devido a uma coleta de brinquedos por toda a cidade, o projeto social Mãos à Obra, coordenado pela primeira-dama, Francine Mendes Souza, levou diversos brinquedos para as crianças do João Paulo. Carrinhos, jogos, bonecas e ursinhos foram entregues pelas voluntárias.

Depois da primeira praça, virá o trapiche

Acompanhado do pai e deputado federal Cesar Souza, o prefeito aproveitou para verificar o local onde será construído o primeiro trapiche do João Paulo. Graças a uma emenda do deputado, o Ministério das Cidades aprovou o repasse de R$ 2,3 milhões para a construção do trapiche. A expectativa é começar a obra no primeiro semestre de 2016.

O valor total da obra é de R$ 3,8 milhões, sendo R$ 2,3 do governo federal e R$ 1,5 da Prefeitura. O prazo para execução é de 12 meses.