20/10/2015 - Turismo
Mercado Público ganha casa de cultura açoriana
A Casa dos Açores foi aberta nesta terça-feira e oferecerá ao público artigos de artesanato da Ilha

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Casa dos Açores foi aberta ao público no Mercado Público com diversos artigos de artesanato

Uma nova porta de cultura foi aberta para a população de Florianópolis nesta terça-feira (20). A Casa dos Açores foi inaugurada na box 19 da Ala Sul do Mercado Público, no Centro, e oferecerá diversos artigos de artesanato da Ilha, de referência cultural açoriana. Entre os objetos, destacam-se os utilitários decorativos feitos de linha, palha, madeira, cipó, taquara e barro (cerâmica).

A Casa dos Açores resulta de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, o Governo dos Açores e a Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, estabelecida no início do ano durante uma visita do subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas dos Açores, Rodrigo Oliveira.

Para Paulo César Câmara Teves, diretor regional das Comunidades dos Açores, esta é mais uma importante ação que não deixará a identidade da Ilha se perder. “Para o Governo dos Açores, é uma honra poder firmar esta parceria com a Prefeitura de Florianópolis para a abertura deste espaço, que contempla a cultura de ontem e também a atual. E o local não poderia ser melhor, no Mercado Público, no coração da cidade, com um potencial grandioso de turistas e visitantes que poderão conhecer um pouco mais da cultura açoriana”, disse.

O prefeito Cesar Souza Junior destacou a importância de espaços culturais na área central. “Com as diversas revitalizações realizadas, a população voltou a frequentar o centro da cidade. O Mercado Público, além de oferecer agora um espaço revitalizado com um novo mix de lojas para todos os gostos, também está contemplando um pouco mais da nossa origem e cultura através da Casa dos Açores”, afirmou.

A Casa dos Açores funcionará no mesmo horário dos estabelecimentos comerciais do Mercado Público: de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 14 horas.