10/11/2015 - Obras
Creche no Saco Grande ganha rampa de acesso
Obra já beneficiou pai de aluno que não conseguia levar os filhos até a creche

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Pela primeira vez, Ivanildo chegou sozinho até a creche dos filhos

Aos 34 anos, Ivanildo dos Santos poderá levar os filhos para a creche sem precisar de ajuda. Cadeirante, ele não conseguia entrar na creche Orlandina Cordeiro, no Saco Grande. Hoje, ele circula pelos corredores e interage com as crianças.

A rampa de acesso à creche foi inaugurada na manhã desta terça-feira (10) com a presença de autoridades. O prefeito Cesar Souza Junior conversou com Ivanildo, o primeiro pai beneficiário da melhoria. “Nossas creches já possuem os melhores professores e a cada dia vamos caminhando para uma estrutura de excelência”, disse o prefeito.

Creche em período integral

A unidade atende 232 crianças em período integral. Além da rampa, ela recebeu pintura na fachada principal e um novo pórtico. O local atende crianças dos quatro meses aos seis anos e foi inaugurada há 33 anos.

A diretora Neiva Martins trabalha lá desde o início, quando ela tinha apenas cinco salas, hoje são 12 e uma licitação que deve ser aberta no ano que vem irá aumentar ainda mais a capacidade.

“Teremos mais cinco salas, o que poderá aumentar as vagas em aproximadamente 100 crianças. Para todo o bairro é uma grande vitória”, disse.

O secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, informou que as obras já foram aprovadas. “No ano que vem, queremos voltar aqui para mais uma inauguração”, afirmou.

Acessibilidade nas creches

Em Florianópolis, são exemplos de unidades com acessibilidade as creches Hassis (Costeira do Pirajubaé), Poeta Cruz e Sousa (Areias do Campeche), Júlia Maria Rodrigues (Jardim Atlântico) e Lausimar Laus (Rio Vermelho), além do NEI Zilda Arns (Carianos).

Igualmente, estão na lista as escolas João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) e José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras).