Secretaria Executiva de Comunicação Social

18/11/2015 - Eventos
Empreendedor no Bairro orienta para negócios
O evento prossegue até esta quinta-feira, no Largo da Alfândega, com diversas entidades parceiras

foto/divulgação: Mauro Vaz / PMF

Felipe sendo atendido na ação pelo consultor do Sebrae, Fábio

Dentro da Semana do Empreendedorismo, acontece no Largo da Alfândega nesta quarta e quinta-feira (19), das 13h30 às 18 horas, o Projeto Empreendedor no Bairro. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas de quem já está ou deseja ingressar no mercado empresarial.

Diversos parceiros estão integrando a ação. No local é possível acessar orientações do Pró-Cidadão, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Também estão presentes representantes da Receita Federal, Associação das Micro e Pequenas Empresas, SESCON, Banco Empreendedor, Sebrae e ACIF.

Nesta quarta-feira (18), em poucas horas de evento, mais de 30 pessoas receberam atendimento na tenda. “A ideia é incentivar que um número cada vez maior de empresas sediadas em Florianópolis ingresse no mercado formal, além de melhorar sua gestão”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Henrique Domingues Carneiro.

Incentivo a novos negócios


Morador da Lagoa da Conceição e estudante de Direito, Felipe Cavallazzi Gomes foi o empreendedor mais novo atendido nesse primeiro dia de evento. Com apenas 18 anos, Felipe buscou o Projeto Empreendedor no Bairro para tirar dúvidas sobre gestão de empresa e fazer uma pesquisa de mercado na área de 'pets', no qual pretende abrir negócio.

“A ideia é produzir e revender para petshops acessórios para animais, como comedouros e bebedouros, feitos de inox e mármore. É um produto diferenciado, de qualidade, pouco encontrado hoje em dia. Apesar de já ter um importante apoio em casa, com a experiência do meu pai como administrador, sei que abrir um negócio requer muito planejamento e estratégia. Soube desse evento pela internet e decidi vir tirar dúvidas com quem conhece como o mercado funciona”, disse o estudante.

Segundo Fábio César Moraes, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sempre que alguém decide abrir um negócio próprio está assumindo um risco, independentemente do momento econômico do país. “O momento de crise aumenta, sim, o risco, mas ele sempre existe. É preciso estratégia, planejamento e muito trabalho, assim a chance de ter resultados positivos é muito maior”, explicou.

Enquanto muitos negócios perdem clientela em meio à crise, a área de produtos para animais domésticos cresceu cerca de 8% no Brasil nos últimos dois anos. “O Felipe começou da maneira mais correta: buscou saber como está o mercado na área que pretende abrir seu negócio e quais as oportunidades que pode aproveitar”, disse o consultor.

Mutirão de coleta do lixo eletrônico

Junto ao Projeto Empreendedor no Bairro, acontece o Mutirão de Coleta de Lixo Eletrônico. A constante entrada no mercado de equipamentos de informática mais modernos tem criado um problema paralelo: o descarte correto dos aparelhos antigos, uma preocupação que leva em conta o alto grau de risco ao meio ambiente causado pelos materiais utilizados em sua confecção.

Para ajudar na solução deste problema, a Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), está no local para prestar orientações e receber todo material recolhido (computadores, monitores, teclados, mouses e cabos) que será encaminhado para reciclagem.


galeria de imagens