19/11/2015 - Esporte
Lagoa recebe pista de pouso para o voo livre
O decreto foi assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior, passando a responsabilidade da pista para a Lagoa Clube de Voo Livre

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

O decreto foi assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior nesta quarta

O prefeito Cesar Souza Junior assinou nessa quarta-feira (18) o decreto nº 15.450, que permite o uso do espaço público da Área Comunitária Institucional, localizada na rua Laurindo Januário da Silveira, na Lagoa da Conceição, para a implantação de uma pista de pouso para os praticantes de voo livre, nas modalidades asa delta e parapente. A responsabilidade de manter a área em condições de uso adequadas ficará por conta da Lagoa Clube de Voo Livre.

O voo livre é praticado há mais de 30 anos em Florianópolis e durante muito tempo entidades da Capital buscavam junto à autoridades um espaço para pousos. “Durante todos esses anos os praticantes da modalidade decolavam com segurança, mas não sabiam se o pouso também seria”, afirmou o presidente da Lagoa Clube de Voo Livre, Rafael dos Santos.

Para o prefeito da Capital, a história do voo livre é a história da Lagoa da Conceição. “Quando eu era criança olhava para o céu da Lagoa e ficava assistindo as corridas de asa delta. A combinação do mar, duna, lagoa e verde para o esporte é sem igual. Praticar o voo livre é conectar a alma à alma de Florianópolis”, disse.

Em 2014, o espaço já havia sido cedido para o uso de pousos de voo livre durante 90 dias. Agora, a associação Lagoa Clube de Voo Livre ficará responsável pelo local por tempo indeterminado.