08/12/2015 - Saúde
Começa demolição de casa abandonada no Continente
A denúncia foi feita através das redes sociais e a equipe do Programa de Combate à Dengue vistoriou o local

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

A piscina foi esvaziada nesta terça-feira

Denunciado pelas redes sociais e notificado pela equipe do Programa de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, o proprietário de um imóvel abandonado no Jardim Atlântico (região continental), onde uma piscina cheia oferecia condições de proliferação do mosquito Aedes aegypti,  iniciou a demolição da casa e a limpeza do local nesta terça-feira (8). Caso não o fizesse em sete dias, seria denunciado ao Ministério Público.

As redes sociais têm sido importantes aliadas da Prefeitura em sua busca por eventuais focos do mosquito da dengue. Além dos telefones da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, o Facebook, principalmente, tem servido para denúncias sobre obras abandonadas, acúmulo de lixo e reservatórios de água parada, locais ideais para que o vetor da dengue, da chikungunya e do zika vírus ponha seus ovos.

Desde o começo do ano, foram encontrados 242 focos, sendo 199 no Continente, 29 no Norte, cinco no Centro e nove no Leste. Uma das explicações para o maior número de focos na área continental é a grande quantidade de ferros velhos, borracharias e áreas com acúmulo de lixo e entulhos. Além disso, há um maior fluxo diário de veículos de carga provenientes de cidades que convivem com a doença.

Denúncia

A Secretaria de Saúde ressalta a importância de ter a população ao lado do poder público na vigilância e combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya, para evitar que haja transmissão dentro do município. Assim, coloca à disposição os canais adequados para estas denúncias, por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, nos telefones (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncias on-line, na página da Secretaria de Saúde (​www​.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).

As denúncias são encaminhadas ao Programa de Combate à Dengue, que faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos. Em média, há uma resposta em sete dias para a reclamação. Uma equipe exclusiva para atendimento a denúncias sobre criadouros do mosquito transmissor da dengue foi destacada pelo Centro de Controle de Zoonoses para agilizar a análise e o combate aos focos do Aedes aegypti.