09/12/2015 - Transportes
CPI dos Táxis termina com 62 permissões cassadas
Relação dos taxistas atingidos será divulgada na sexta-feira

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Tiago Silva, relator do processo da CPI dos Táxis, diz que cidade só tem a ganhar com o resultado

A Prefeitura de Florianópolis irá divulgar nesta sexta-feira (11) o relatório completo com os nomes e placas das 62 permissões de táxis que serão cassadas, encerrando o processo administrativo instaurado por sugestão da CPI dos Táxis da Câmara de Vereadores.

"Foi um processo longo, mas chegamos a um resultado justo e muito bem embasado", afirmou o prefeito Cesar Souzar Junior.

Hoje, a cidade conta com 471 táxis e nesta semana entrega a permissão para mais 50 que passaram por processo de licitação. Até janeiro, serão 200 novos veículos 100% legalizados operando no serviço.

“Não retiramos estes 62 antes para não prejudicar a população. Como nesta semana já entram 50 novos, as permissões daqueles cuja ilegalidade foi comprovada serão retiradas, ou seja, iremos trocar todos os irregulares por aqueles que entraram via licitação”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Vinícius Confferri.

A CPI dos Táxis foi instaurada pela Câmara de Vereadores em agosto de 2013, depois de denúncias de um esquema de arrendamento de permissões. Tiago Silva, então relator do processo na Câmara, afirma que hoje esta substituição é histórica para a cidade.

“É um marco para o transporte da cidade. Hoje, recebe a permissão quem passou por todo o processo de licitação, que fez o curso, e que prova sua competência para o serviço, diferente do que ocorria”, afirmou.

Quatrocentas novas vagas

Mesmo com a cassação das 62 permissões, todos estes taxistas terão uma nova opção de emprego. Hoje, pela lei, cada permissionário pode contratar dois motoristas - afinal, o serviço precisa funcionar 24 horas por dia. Sendo assim, há uma previsão de novas 400 vagas para motorista na cidade.

“Todos nós, que passamos por este processo, precisaremos contratar. Eles precisam passar por capacitação e irão trabalhar conosco legalmente, basta ter competência”, explicou um dos novos permissionários, Robson Vieira.