15/12/2015 - Tecnologia
Empreendedores finalizam curso de capacitação
Os certificados foram entregues aos líderes comunitários de cada região nesta terça-feira

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Líder comunitário do bairro Carianos recebe os certificados do prefeito

Líderes comunitários da Trindade, Barra da Lagoa e Carianos receberam, nesta terça-feira (15), os certificados de participação dos cursos de Capacitação Empreendedora, oferecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Sebrae. Os documentos foram entregues pelo prefeito Cesar Souza Junior e serão repassados aos 191 microempreendedores que participaram do curso “Sei Controlar meu Dinheiro”.

O Sebrae Empreendedor Individual (SEI) é um programa de soluções que trata de temas básicos para a gestão e o fortalecimento dos negócios dos empreendedores brasileiros.

Os módulos foram realizados nos centros comunitários de cada bairro, conforme a demanda solicitada. Segundo a Coordenadora Regional do Sebrae em Florianópolis, Soraya Tonelli, o curso é composto por cinco módulos: SEI empreender SEI comprar, SEI vender, SEI planejar, SEI controlar meu dinheiro.

“Os cursos buscam promover o desenvolvimento de competências essenciais para a melhoria da gestão dos negócios e, através de oficinas práticas, trazer a realidade da rotina de negócios e suas dificuldades. Atualmente os dois principais problemas enfrentados por empreendedores é a falta de planejamento e conhecimento em gestão, temas abordados nos módulos”, disse Soraya.

O prefeito Cesar Souza Junior agradeceu a parceria com o Sebrae e os Centros Comunitários. “Durante o projeto Empreendedor no Bairro 900 pessoas puderam receber atendimento e posteriormente tiveram a oportunidade de se capacitarem através dos módulos do Sebrae. Em tempo de crise é importante destacarmos programas que são tão bem feitos com um baixo custo. Iniciativas como essa trazem mudanças para a cidade e importantes investimentos em desenvolvimento”, afirmou.

Projeto Empreendedor no Bairro

Os módulos são uma vertente do projeto Empreendedor no Bairro, que passou por todas as regiões da Capital disponibilizando atendimento de orientação, formalização e capacitação de atividades, com o objetivo de levar para as comunidades, com apoio técnico e científico, informações que permitam a criação de cultura para futuros.

Mais de 900 atendimentos foram oferecidos em parceria com o Pró-Cidadão, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Também estarão presentes, como parceiros, representantes da Receita Federal, Associação das Micro e Pequenas Empresas, SESCON, Banco Empreendedor, Educação Fiscal, liderança comunitária, Sebrae e ACIF.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Henrique Domingues Carneiro, “a ideia é incentivar que um número cada vez maior de empresas sediadas em Florianópolis ingresse no mercado formal e melhore sua gestão. Temos um sistema favorável e facilitador na Capital, gerando assim potencial econômico e mais empregos”, disse.