Secretaria Executiva de Comunicação Social

21/12/2015 - Transportes
Guincho inicia operação na cabeceira das pontes
Serviço na Pedro Ivo e na Colombo Salles já está disponível e será acionado pelo 190 da Polícia Militar

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito e comandante da PM conferem o veículo

A partir desta segunda-feira (21) todos os carros, motos, ônibus ou caminhões que por algum problema mecânico ou acidente venham a parar nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles serão removidos do local em cinco minutos. Pela primeira na história da cidade, um guincho estará disponível para este serviço, que será realizado sem nenhum custo aos motoristas.

O guincho tem capacidade para remover até 57 toneladas, um ônibus biarticulado, por exemplo, pesa 32 toneladas. Ele ficará na cabeceira insular das pontes e tem como meta acabar com os transtornos e congestionamentos no local, em razão da falta de mobilidade dos veículos.

O novo serviço é fruto de um convênio entre a Prefeitura, Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), o Grupo DVA – Mercedes Benz, Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter), Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Polícia Militar.

“Há muitos anos nossa cidade merecia um serviço como este, que irá dar máxima agilidade para retirada de veículos nas pontes, diminuindo filas e transtornos na entrada e saída da Ilha”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Como funciona

Todo motorista que sofrer um acidente, ficar sem combustível ou perceber algum problema mecânico enquanto atravessa as pontes, deverá imediatamente ligar para 190 da Polícia Militar, que por sua vez, irá acionar o serviço. O veículo será removido da ponte e será deslocado até uma das cabeceiras.

“Objetivo não é transportar veículos para outros locais,afinal, a intenção é resolver o problema o mais rápido possível para não congestionar as pontes, o que hoje ocorre em uma frequência de 10 ao dia”, explica o comandante geral da PMSC, Paulo Henrique Hemm

Obrigações de cada órgão

- A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, será a responsável pela fiscalização do convênio, notificando quaisquer das partes por eventual descumprimento do termo.

- O Grupo DVA – Mercedez Benz caberá a disponibilização do veículo e sua manutenção.

- O Setuf disponibilizará motorista e mecânico capacitados para a operação do guincho.

- Polícia Militar irá acionar o guincho, determinar a retirada dos veículos parados sobre a rolagem das pontes e realizar o acompanhamento da remoção.

Números

- Por dia passam em média 100 mil veículos nas pontes;

- 3 mil é o número de ônibus do transporte coletivo da Capital que circulam por dia nas pontes;

- Nas pontes são registradas de 8 a 14 incidentes por dia;

- O guincho tem capacidade para remover 57 toneladas;

- O custo de um guincho como este é de aproximadamente R$ 500 mil;

- 5 min é o tempo estimado para retirada dos veículos das pontes.


galeria de imagens