15/01/2016 - Patrimônio
Obras na Casa da Câmara mantêm ritmo acelerado
Equipes trabalham na recuperação dos forros e assoalhos

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Metade da restauração já está pronta

Metade da restauração da Casa da Câmara e Cadeia, que jamais havia passado por uma reforma completa, já está pronta. O prédio rosa de 1771, que fica no Centro Histórico, irá se transformar no Museu da Cidade.

A obra está em ritmo acelerado e deve estar pronta neste primeiro semestre do ano. De acordo com a diretora da Secretaria de Obras de Florianópolis, Fernanda Driessen, o investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões e os serviços deixarão o prédio de 900 metros quadrados tão novo como se estivesse sendo inaugurado agora.

Desde setembro de 2014, mais de 20 pessoas trabalham diariamente no local para transformá-lo em um museu de referência para a região. Hoje, os operários estão na fase de recuperação dos ornamentos, o que inclui restauro de esquadrias, forros e assoalhos da escada.

Além do restauro da edificação já existente, a obra prevê um anexo de 225 metros quadrados. Lá, haverá um café, salas de apoio administrativo para o museu, banheiros adaptados e um elevador, tudo para ninguém deixar de visitar o local.

Museu da Cidade

O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi contemplado como vencedor do edital lançado pela Prefeitura para implantar o museu no local. A ideia é transformar o espaço num museu que retrate a história de Florianópolis, tudo com interatividade e tecnologia, para permitir vivência dinâmica das obras e do espaço.

O museu deverá contar também a história da Casa de Câmara e Cadeia e de seu idealizador, Tomás Francisco da Costa.

A Casa de Câmara e Cadeia é uma das três edificações mais antigas da cidade. Localizada junto à Praça XV, no Centro, foi construída entre 1771 e 1780. Em seu piso inferior, funcionava a cadeia e no superior, a Assembleia Legislativa Provincial. A cadeia foi desativada em 1930, com a inauguração da penitenciária na Agronômica.