20/01/2016 - Educação
Prefeito assinou ordem de serviço para construção da Creche Vila Aparecida

foto/divulgação: Divulgação

Imagens em 3D do projeto da creche que será construída na Vila Aparecida

As famílias da região continental de Florianópolis vão poder contar com mais uma nova creche municipal. Nesta quarta-feira (20), o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, assinaram a ordem de serviço para início das obras da Creche Vila Aparecida. Com isso, em tempo integral, serão abertas em torno de 235 vagas para crianças de até seis anos.  O Continente já possui outras 15 unidades de educação infantil.

“Essa é uma das melhorias que acontecerão na comunidade. E é uma conquista de todos”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.  “Não vim aqui para prometer a construção. As obras começarão já na segunda-feira e a creche vai virar realidade”, completou. “Atendimento para as crianças é prioridade não só aqui, mas em todas as localidades. Foi uma longa luta junto à comunidade para conseguir terreno e fazer a licitação, mas não desistimos”, afirmou o secretário de Educação.

Estrutura de qualidade

Em dois pavimentos, a área da creche será de quase 1.700 metros quadrados. Haverá 13 salas de aula com banheiros conjugados. A unidade funcionará em Coqueiros, na rua Nossa Senhora Aparecida. No investimento de R$ 3,85 milhões, há verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Sob o comando da Construtora  Progredior, a obra está prevista para ser concluída em 12 meses.

No pavimento superior, estarão localizadas oito salas de aula, uma multiuso, sala de professores,  para direção e  coordenação, e outras destinadas a atendimento de saúde e almoxarifado.  A ligação com o andar inferior será feita com rampa de acesso. Para o térreo, estão projetados cinco salas de aula, cozinha, depósito de alimentos, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, vestiários, pátios coberto e descoberto e outra sala multiuso.

Reivindicação antiga​

Moradora da Vila Aparecida há mais de 20 anos, Ana Maria Tereza, de 75 anos, comemorou a vinda da nova creche para a comunidade. “Tenho duas bisnetas pequenas em casa, e eu, minhas filhas e netas não temos condições de pagar uma creche particular. Ter uma creche assim tão bonita, pertinho de casa, vai permitir que a minha família consiga trabalhar tranquila,​ sabendo que as crianças estarão sendo bem cuidadas”, disse.

A reivindicação por uma creche na comunidade é antiga, afirmou a presidente do Grupo Senhora Esperança e Amor, Nelci dos Santos. “Depois de mais de cinco anos de luta, ​a comunidade vai receber uma creche. É uma grande felicidade, principalmente para as mães da Vila Aparecida e região, ​que aguardam com muita expectativa a oportunidade de trabalharem tranquilas durante o dia enquanto seus filhos estão no local correto, a escola. Na próxima segunda-feira, quando as obras começam, já vamos poder ver com os nossos próprios olhos esse sonho sendo realizado”, afirmou.