10/02/2016 - Pesca e Maricultura
Santo Antônio: ranchos podem ser reconstruídos
Maricultores receberam autorização para reconstrução de quatro ranchos na praia

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Incêndio destruiu totalmente os ranchos há dois anos

Os maricultores de Santo Antônio de Lisboa podem comemorar: A Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura, em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), conseguiu a liberação da reconstrução, no mesmo local em que ficavam anteriormente, dos ranchos que foram destruídos por incêndio há quase dois anos. O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Pesca, Roberto Katumi, farão a entrega da licença de construção para os profissionais nesta quinta-feira (11), a partir das 9h30, na praça do bairro.

O secretário municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura, Roberto Katumi Oda, comemorou a conquista e parabenizou a SPU pelo apoio. “O órgão foi solidário ao nosso pedido e concedeu essa autorização tão importante para os maricultores de São Antônio. É uma alegria ter conseguido mais essa vitória e nesses quatro meses de trabalho à frente da Secretaria de Pesca ter honrado esse compromisso”, disse.

Os ranchos, que foram destruídos por incêndio em março de 2014, não podiam ser reconstruídos por estarem em área imprópria. A lei previa que os ranchos poderiam estar em área de preservação permanente (APP) e em terreno de marinha, mas não em área de praia. Agora, com a autorização, os maricultores poderão reconstruir os quatro ranchos no local.

No último mês, a Secretaria de Pesca e a SPU concederam autorização também aos maricultores da Costeira do Pirajubaé, para a reconstrução de outros 11 ranchos à beira-mar.