16/03/2016 - Educação
Entrega de merenda é normal durante a greve
Os alimentos estão sendo devidamente armazenados para que sejam utilizados posteriormente

foto/divulgação: SME / PMF

Secretário de Educação comprovou pessoalmente a entrega dos alimentos

Mesmo em situação de greve — à qual 81% dos servidores no ensino fundamental e 61% na educação infantil aderiram — as escolas e unidades de educação infantil (creches e NEI's) da rede municipal de ensino de Florianópolis continuam recebendo normalmente os alimentos selecionados para a merenda escolar. A diretora geral da Secretaria de Educação, Maria José da Costa Brandão, foi categórica em esclarecer: “Não existe escola ou creche em nosso município em que esteja faltando alimentos.”  O prefeito Cesar Souza Junior reforçou: "Estão falando em falta de merenda? Isso é mentira! Nós temos a melhor merenda do Brasil e ela não está faltando."

Em visita à escola Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, na última segunda-feira (14), o secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, comprovou pessoalmente a entrega dos alimentos à escola, que, mesmo com os funcionários em greve, está com o estoque cheio. “Na primeira semana da greve, as escolas e creches receberam normalmente os alimentos necessários. A partir da segunda semana, os alimentos começaram a ser armazenados corretamente nas unidades, para que sejam utilizados conforme a demanda. Carnes, frutas e verduras estão devidamente congelados e resfriados e alimentos não perecíveis estão nos estoques”, afirmou Maria José.

A seleção dos alimentos que são servidos para os escolares é feita por nutricionistas e é composta por uma pauta bem diversificada, dando a possibilidade de oferecer um cardápio semanal muito variado, atendendo às necessidades nutricionais das crianças, através da ingestão de nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.

A Secretaria de Educação esclarece também que, se algum alimento termina durante a semana, a nutricionista da unidade é responsável por redimensionar o cardápio. “Quando algum item termina, sempre há alimentos equivalentes para a reposição. A nutricionista de cada escola ou creche refaz o cardápio e cria novas receitas para que a dieta das crianças continue balanceada”, explicou a diretora geral.

As nutricionistas são as responsáveis técnicas pelo Programa de Alimentação Escolar do Município de Florianópolis e estão vinculadas ao Departamento de Alimentação Escolar (DEPAE).