18/03/2016 - Eventos
Cidade ganha primeiro presente de aniversário
Revitalização dos 14 mil metros quadrados da Praça Getúlio Vargas abre as comemorações dos 343 anos

foto/divulgação: Petra Mafalda

Revitalização da Praça Getúlio Vargas

Em seu aniversário de 343 anos, Florianópolis ganhou uma joia com 14 mil metros quadrados que relembra seus tempos de “juventude”. A praça Getúlio Vargas - ou praça dos Bombeiros, como também é conhecida - foi completamente revitalizada e entregue na manhã desta sexta-feira (18).

Com 110 anos de história, a praça não é somente um espaço de lazer. Ela é quase um museu a céu aberto, já que traz importantes figuras histórias, como o testamento de Getúlio Vargas, as homenagens a Gustavo Richard, ao governador Hercílio Luz, o primeiro monumento de Anita Garibaldi, além das estátuas de Bulcão Vianna - médico e atuante político da Capital, na administração de Hercílio Luz - e o busto de Carl Hoepcke, empresário alemão dos ramos industrial e comercial.

“Para nós, é uma honra poder voltar à praça onde brincávamos quando criança para entregar o espaço com novo paisagismo, nova iluminação e equipamentos de ginástica. Nos preocupamos em manter suas características originais e com elementos que reforçassem a segurança no local”, disse o diretor da Woa Empreendimentos Imobiliários, Walter Silva Koerich, responsável pela revitalização da área.

A melhoria é mais um exemplo da parceria público-privada que vem sendo adotada em Florianópolis em diversos espaços públicos. Neste caso, a ação envolveu a Woa, Floram e Ipuf.

“Somente na região central, mais de dez praças já foram entregues dentro deste novo modelo. Esperamos que outras empresas também sigam este exemplo, a Prefeitura está aberta para negociar e deixar nossas praças cada vez mais seguras e ocupadas pelas famílias”, afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.

Uma nova praça, com as mesmas origens

Na Getúlio Vargas, o projeto foi assinado pelo paisagista Jordi Castan, do Boa Vista Paisagismo, que se preocupou em manter as características originais do local. A fonte de chafariz recebeu nova pintura e jogos de luz e a vegetação e a iluminação foram trocadas.

Outra atração é o parque infantil Dona Tilinha, uma homenagem a Atília Tolentino de Souza, mulher do ex-prefeito Paulo Vieira da Rosa.

Incentivo da lei possibilita revitalização da praça