19/04/2016 - Comunicação
Prefeitura: o que funciona no feriado
Algumas escolas e creches da rede municipal deverão repor aulas na sexta-feira

foto/divulgação: Secom/PMF

Serviços essenciais estão mantidos no feriadão

O prefeito Cesar Souza Junior decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (22), dia seguinte ao feriado de Tiradentes. O ponto facultativo deve afetar o trabalho regulamentar da Prefeitura, mas os serviços essenciais serão mantidos. Também algumas escolas e creches da rede municipal de ensino funcionarão normalmente na sexta-feira, a título de reposição de aulas perdidas por causa da última greve do funcionalismo.

Na Saúde, os serviços essenciais estão preservados no feriadão. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Sul e Norte, o Samu e plantões da Vigilância em Saúde funcionarão normalmente. As demais unidades de saúde ficarão fechadas nos dias 21 e 22 de abril, retornando ao trabalho normal na segunda-feira (25).

Os coordenadores dos centros de saúde e das demais unidades já estão avisando com antecedência os pacientes e administrarão as agendas de consultas e entregas de exames e medicamentos para que não haja descontinuidade do serviço.

Segurança, coleta e transporte

A Guarda Municipal de Florianópolis vai trabalhar durante o feriadão em regime de plantão de 24 horas. Contará com efetivo diário de 20 agentes, que farão a orientação de trânsito e reforço da segurança.  Em caso de necessidade, a GMF pode ser acionada pelo telefone 153.

Também a Defesa Civil do Município vai atuar durante o feriadão em regime de plantão de 24 horas, para atender à população e ajudar os moradores das áreas de risco, em caso de alagamentos ou desmoronamentos. Os telefones de plantão são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Na quinta-feira (21), feriado nacional, os ônibus vão circular com horário de domingo. No dia seguinte (22), o transporte coletivo volta ao seu horário normal.

A Comcap informa que não haverá coleta de resíduos sólidos – convencional e seletiva – no feriado de Tiradentes. Nos dias subsequentes (sexta, sábado e domingo), entretanto, o serviço será prestado normalmente.

Educação

Em função da necessária reposição de aulas, por causa da última greve do funcionalismo municipal, algumas unidades do ensino fundamental e de educação infantil vão abrir suas portas na sexta-feira.

No ensino fundamental, terão aulas as escolas básicas Acácio Garibaldi São Thiago, Adotiva Liberato Valentim, Batista Pereira, Beatriz de Souza Brito, Brigadeiro Eduardo Gomes, Intendente Aricomedes da Silva, João Alfredo Rohr, João Gonçalves Pinheiro, José Amaro Cordeiro, Maria Conceição Nunes, Paulo Fontes e Virgílio dos Reis Várzea e as desdobradas Costa da Lagoa, João F. Garcez, Marcolino José de Lima, Retiro da Lagoa e Jurerê.

Na educação infantil, funcionarão na sexta-feira as creches Almirante Lucas Boiteux, Francisca Idalina Lopes, Hassis, Joaquina Maria Peres, Maria Nair da Silva, Maria Terezinha Sardá Luz, Monteiro Lobato e Vila Cachoeira e os Núcleos de Educação Infantil (NEI) Armação, Coqueiros, Doralice Maria Dias, Gentil Mathias, Luiz Paulo da Silva e Zilda Arns Neumann.