07/06/2016 - Eventos
‘Maracanã do skate’ será inaugurado nesta sexta
Torneio internacional Vans Park Series é a grande atração de estreia

foto/divulgação: VANS

O manezinho Pedro Barros, atração do evento

Com a realização de uma etapa classificatória do torneio internacional Vans Park Series, a Prefeitura de Florianópolis inaugura nesta sexta-feira (10), ao meio-dia, a pista pública de skate da Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha. Chamada pelo prefeito Cesar Souza Junior de ‘o Maracanã do skate’, a obra foi orçada em R$ 680 mil e é a primeira com capacidade e estrutura para abrigar competições internacionais. O Vans Park Series reúne os melhores skatistas do mundo, entre os quais o manezinho Pedro Barros. A entrada é franca.

Com área total de cerca de 1,4 mil metros quadrados, a estrutura da pista de skate tem um formato bowl  – um tipo de piscina com fundo abaulado, quase uma tigela (que é, aliás, a tradução literal de bowl) -  o flow e uma área de street, onde os esportistas utilizam o mobiliário urbano (como bancos, corrimãos e escadas) para executar suas manobras radicais.

A etapa de Florianópolis do Vans Park Series é a segunda classificatória do torneio: a primeira foi em Melbourne, na Austrália; a terceira será em Vancouver, no Canadá, e a quarta, em Huntington Beach, Califórnia (EUA). A grande final, com prêmios que ultrapassam US$ 500 mil, será em Malmö, na Suécia, em 20 de agosto.

Para sexta e sábado o cronograma é o seguinte:

Sexta-feira

10:30 - 15:00 - Classificatória - Jam Session organizada com baterias de cinco skatistas. Cada skatista tem quatro voltas, com o máximo de 30 segundos por skatista. Os cinco melhores vão para a semifinal.

15:00 - 17:00 - Aquecimento para skatistas da semifinal.

10:30 - Aquecimento para semifinalistas

12:00 - Semifinal -

20 skatistas. Cinco da classificatória encontram os 15 skatistas convidados. Sempre haverá 20 skatistas final.

2 Alternates serão permitidos no aquecimento.

As baterias contarão com 5 skatistas e cada um deles terá direito a 4 voltas de, no máximo, 45 segundos. Só a melhor volta conta.

Os 8 melhores avançam para a final.

14:00 - Final

4 Voltas para cada skatista

Máximo de 45 segundos ou até cair.

Erro na primeira manobra dá direito a rebate, apenas uma vez. O cronômetro será zerado.

Só a melhor volta será validada

15:00 - Best Trick seguido da entrega da premiação.

arquivos para download