14/07/2016 - Transportes
Centro de comando do transporte quase pronto
Prédio de dois andares tem previsão de entrega para setembro

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prédio tem previsão de entrega para setembro

Daqui a dois meses, o transporte coletivo de Florianópolis não será mais o mesmo. A tecnologia irá cair em peso no sistema, mudando o conceito e o modo de se usar ônibus na cidade. Uma vistoria na manhã desta quinta-feira (14) pela Prefeitura e pelo Consórcio Fênix definiu o cronograma de implantação do CCO – Centro de Comando Operacional do Transporte, que fica em Capoeiras, região Continental.

As obras no prédio de 1.150 metros quadrados já estão na fase de acabamento. Com dois andares, ele terá cerca de 20 salas, onde irão trabalhar mais de 120 pessoas em plantão de segunda a segunda, 24 horas por dia. A expectativa de inauguração é para o final de setembro.

A estrutura é a base de uma ampla mudança no sistema. É de lá que estes operadores irão gerenciar todos os 540 ônibus, o trânsito da cidade e os novos semáforos. O trabalho em conjunto tem como foco o dia a dia dos mais de 200 mil usuários.

“Já previmos todas as melhorias na licitação e queremos que elas sejam entregues à população o mais rápido possível. Iremos inaugurar um centro baseado nos melhores sistemas de transporte do país”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Na palma da mão, em seus celulares e aplicativos que serão lançados em breve, os usuários saberão: onde está o ônibus que irão pegar, quanto tempo falta para ele chegar ao ponto e quais as demais alternativas que pode utilizar para chegar mais rápido ao destino pretendido. O investimento em todo o sistema é R$ 35 milhões, com previsão para pleno funcionamento até o final deste ano.

Ônibus monitorados em tempo real

Para transformar o sistema, cada ônibus terá pelo menos quatro câmeras de monitoramento. As imagens serão visualizadas em tempo real pelos operadores do CCO, que irão verificar se o veículo está lotado, se saiu na hora certa, se o motorista parou no ponto para atender o usuário, enfim, se todos estão sendo bem atendidos. Outra melhoria será o aviso sonoro quanto aos pontos de parada, que ajudará principalmente aos usuários com deficiência visual.

“Nosso foco é o usuário, é um serviço público e precisa ser bem prestado. Se o motorista não parou para o usuário por distração, por exemplo, os operadores irão saber na hora; se é feriado e a linha lotou, eles poderão no mesmo instante colocar outro ônibus à disposição. É uma revolução do sistema”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Vinicius Cofferri.

Internet nos terminais

E como todas as informações serão acessadas via internet, pelos aplicativos, o usuário que não tem o serviço em seu celular não precisa se preocupar: todos os terminais terão acesso à internet, garantindo aos usuários do sistema conexão com as bases de consulta. Já os passageiros do serviço executivo, os 'amarelinhos', poderão utilizar a rede wi-fi dentro dos veículos.