08/12/2010 - Saúde
Prefeitura entrega dois mil óculos
O repasseserá nos próximos meses, maso lançamento do programa Olhar Brasil e Saúde na Escola ocorreu hoje no gabinete do prefeito. O programa é realizado emparceria com oRotary Clube Florianópolis, secçãoLagoa

foto/divulgação: Martnho Ghizzo

Prefeito Dário Berger entrega óculos para estudante

A Secretaria da Saúde da Capital entrega nos próximos meses mais de dois mil óculos de grau a estudantes das redes municipal e estadual de educação, alunos da Escola de Jovens e a Adultos, além de pessoas com mais de 60 anos de idade. Ação, lançada nesta quarta-feira pelo prefeito Dário Berger, faz parte dos programas Olhar Brasil e Saúde na Escola, viabilizada pelo convênio com o Rotary Clube Florianópolis Lagoa – Programa Olhar Melhor.

“Esta atividade está integrada às que vem sendo desenvolvidas pela atenção primária, o que garante a sua eficácia e continuidade”, afirmou o secretário adjunto da pasta, Clécio Espezim, após entregar óculos para 10 alunos.

Espezim lembrou que em 2009 foram realizadas uma triagem visual em 14.000 crianças das escolas municipais. Na ocasião foram fornecidas, em forma de mutirão, consultas oftalmológicas para aproximadamente 1100 crianças de escolas municipais e estaduais e entregues cerca de 500 óculos. A ação beneficiou ainda 300 idosos e alunos de EJAS.

Em 2010, a consulta oftalmológica para estas populações passou a fazer parte da rotina dos Centros de Saúde. As crianças em sala de aula, com problema de visão,  continuam fazendo triagem. Já os alunos de EJA e idosos com baixa visão devem procurar uma unidade de saúde. Em média são realizados cerca de 450 procedimentos do gênero a cada mês. “A soma de esforços entre o poder público e entidades parceiras, como o Rotary, é fundamental  para a população colher os frutos”, discursou  o prefeito.