24/01/2011 - Governo
Novas medidas para enfrentar os danos causados pelas chuvas dos últimos dias
Após relatório da Defesa Civil, prefeito decide pelo não retorno das famílias à comunidade do Papaquara

foto/divulgação: Bruno Oliveira

Em reunião especial realizada na manhã de hoje, o prefeito Dário Elias Berger, conjuntamente com o colegiado municipal, determinou uma série de medidas a respeito dos estragos provocados pelas chuvas que assolaram Florianópolis na última semana.

Dentre elas, que a  Defesa Civil Municipal irá encaminhar, oficialmente, à Defesa Civil do Estado um relatório da situação em Florianópolis para que seja corroborada a necessidade – ou não - de um decreto de emergência para a Capital.

Também ficou decidido que, além das seis equipes de tapa-burcacos e das 250 pessoas que já estão nas ruas trabalhando nas obras de recuperação, uma equipe ficará responsável pelo levantamento das necessidades e prejuízos.

A fim de garantir a segurança das 171 pessoas provenientes do Papaquara -  que, no momento, se encontram no ginásio da Escola Jovem, em Canasvieiras -  ficou decidido que a Prefeitura vai proibir o retorno das mesmas àquela área. Cerca de 47 famílias, que já estavam cadastradas, vão receber aluguel social por seis meses, mais indenização por bem-feitorias realizadas. Uma equipe de negociação já foi montada e vai organizar, em conjunto com os moradores, a retirada dos pertences antes da derrubada das casas.

Como há previsão de chuvas para os próximos dias, o prefeito determinou, ainda,  que se intensifique a fiscalização das áreas de riscos e que a Comissão Permanente do Plano de Contingência e Desastres se mantenha em alerta.