11/02/2011 - Turismo
Prefeito vai ajudar a escola buscar recursos
Anúncio foi feito hoje de manhã com a presença de representanes da Grande Grande Rio. no gabinete do prefeito Dário Berger.

foto/divulgação:

Dário Berger : Esta festa que promove a autoestima dos  moradores da Capital catarinense merece o nosso apoio.

O prefeito Dário Berger prometeu se empenhar pessoalmente para que empresários de Santa Catarina ajudem a Grande Rio a viabilizar o Carnaval, após o incêndio na Cidade do Samba, que consumiu a maioria das fantasias e carros da escola de Duque de Caxias. Este foi o resultado da reunião do final da manhã desta sexta-feira, com Hélio de Oliveira e Jayder Soares, presidente administrativo e presidente de honra da agremiação, além do secretário de Turismo e coordenador do Grupo Floripa na Sapucaí, Márcio de Souza, dentre outros presentes ao encontro.

“Uma festa dessa magnitude que narra os encantos de Florianópolis e promove a autoestima dos moradores da capital catarinense, merece o nosso apoio”, disse Dário Berger. O prefeito acrescentou que deve contatar empresas do porte da Tractebel e Intelbras,  para que contribuam com a Grande Rio financeiramente , via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A agremiação pode captar  de recursos até R$ 5 milhões 700 mil.

Dário Berger, acompanhado de Márcio de Souza, deve ir ao Rio de Janeiro para prestar solidariedade à escola que vai homenagear  Florianópolis com o enredo “Y-Jurerê-Mirim: a encantadora ilha das bruxas (um conto de Cascaes).  Os dois devem estar no último ensaio técnico da Grande Rio programado para a noite do dia 20 de fevereiro.

Conforme Hélio de Oliveira, o incêndio destruiu na última segunda-feira todo o barracão da escola, consumindo R$ 8 milhões de investimentos. “Mas o samba não foi queimado, a empolgação também não. A história de Florianópolis será honrada na passarela”, frisou.  “Mas precisamos da ajuda de todos os setores da sociedade para injetamos dinheiro na escola neste momento difícil. Devemos conseguir imediatamente, no mínimo, R$ 4 milhões”.  Do Prefeito carioca, Eduardo Paes, a entidade recebeu R 1, 5 milhão.

O Presidente Administrativo relatou que a Grande Rio  ocupa o barraco número 7 da Cidade do Samba e que no local trabalham em regime de 24 horas um total de 500 pessoas. “Teremos de novo as 3 mil 800 fantasias prontas”, disse animado. Ele lembra que felizmente o carro que representa a ponte Hercílio Luz foi salvo do incêndio. “Os outros seis também serão reconstituídos”.

A agremiação desfila na segunda-feira de carnaval, dia 7 de março. Para o Presidente de Honra Jayder Soares, a Grande Rio será a escola mais esperada na Sapucaí. “ Todo mundo vai querer saber de  que forma a Acadêmicos vai brilhar no sambódromo. E tenham certeza, apesar de tudo, vai brilhar mesmo e deixar todos orgulhosos”. Jayder garantiu que vão desfilar na escola o ex-tenista Guga Kuerten, o ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, e o ex-surfista Teco Padaratz.

O Secretário de Turismo Márcio de Souza ressalta que o carnaval do Rio de Janeiro deve ser transmitido por 102 redes de televisão do planeta. Um público de 800 milhões pessoas poderão acompanhar as performances das escolas na passarela. “A capital catarinense terá uma visibilidade jamais imaginada”.  Márcio declara ainda que em média a cidade que é reverenciada na Marquês de Sapucaí tem um aumento médio de 20% de visitantes.