28/02/2011 - Meio Ambiente
Prefeito Dário Berger lança projeto de recuperação ambiental no Rio Papaquara
Serão plantadas aproximadamente mil mudas nativas. A maior parte das mudas vem dos viveiros da Floram no Ribeirão da Ilha e Lagoa do Peri.

foto/divulgação: Evandro Saad

Prefeito Dário Berger comemora retirada das famílias de área considera de risco \'4\' pela Defesa Civil.

Em entrevista coletiva na manhã de hoje, o prefeito Dário Berger e o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente Municipal, Gerson Basso lançaram o plano de revitalização da área do Rio Papaquara.

O objetivo deste projeto é a recuperação ambiental, por meio da limpeza dos entulhos e posterior recuperação da cobertura vegetal, abrangendo uma superfície de seis mil metros quadrados.

Segundo  Gerson Basso, serão plantadas aproximadamente mil mudas nativas. São espécies nativas típicas de transição de manguezal, manguezal e restinga arbórea - a maior parte delas vinda dos viveiros da Floram no Ribeirão da Ilha e Lagoa do Peri. “O crescimento das mudas escolhidas é relativamente rápido, muitas serão frutíferas”, declarou Basso.

Para o prefeito Dário Berger, a ação na área do Papaquara é emblemática, pois terminou de forma pacífica e tranqüila. "Talvez seja uma das ações mais importantes desta administração".

Em janeiro último, logo depois de uma enxurrada, a região foi considerada "R4" - risco 4 -  pela Defesa Civil do municiípio. Por esta razão, a Prefeitura não permitiu o retorno das famílias ao local e passou a negociar uma saída.

Nas últimas semanas, numa operação que envolveu a Secretaria de Habitação, a Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil, 43 familias que estavam cadastradas desde as chuvas de 2008 receberam indenização e auxílio aluguel para buscarem outro local. A Prefeitura também auxiliou os moradores na retirada dos seus bens das antigas residências - cuja demolição iniciou há cerca de 15 dias.