Secretaria Executiva de Comunicação Social

18/04/2011 - Consumidor
Procon interdita operadora de telefonia
A empresa TIM Sul está proibida de comercializar novas linhas nas próximas 48hs.

O PROCON Municipal, na manhã desta segunda-feira, entregou uma medida cautelar administra à empresa de telefonia móvel TIM Sul S.A., onde informa que todas as lojas de Florianópolis estão impossibilitadas de comercializarem linhas telefônicas e internet por 48 horas. A medida foi tomada em virtude das inúmeras reclamações protocoladas no órgão municipal e pelo descumprimento da Lei 8.078/90, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. A empresa já havia sido multada oito vezes anteriormente, mas nunca efetuou o pagamento de uma multa sequer.

Entre as reclamações constam:

  • Contratação de um plano em um determinado valor e após dois meses o valor do plano aumenta sem nenhuma explicação e sem aviso prévio;
  • O parcelamento de faturas é efetuado e após o pagamento da primeira parcela o acordo é desfeito sem nenhuma explicação, e após pedir para fazer novo parcelamento o valor fica maior e ainda não aceitam descontar o valor já pago da primeira parcela do primeiro acordo;
  • Cobrança indevida de PACOTE DE SERVIÇOS, no qual as faturas são retificadas e nos meses seguintes elas voltam com a mesma cobrança, e a empresa alega erro no sistema;
  • Cobranças indevidas de uso da Internet e downloads no quais os consumidores alegam que nunca fizeram;
  • Consumidores não conseguem receber ligações de um telefone fixo, havendo a mensagem de que o número não existe, e as demais funções estão funcionando corretamente;
  • Cobranças de services: TIM Connect Fast, TIM WAP Fast, principalmente nos planos BBerry Liberty Web;
  • Planos com descontos de permanência de dois, três e seis meses no qual não são informados no ato da contratação;
  • A empresa entra em contato com consumidores, que já possuem prestações de serviços da própria e oferecem planos que ficarão mais baratos e após a aceitação o valor da fatura acaba sendo maior e os serviços ficam mais precários (exemplos: Internet mais lenta, telefone com menos minutos disponíveis...);
  • Cancelamentos de serviços são efetuados pela empresa, números de protocolos não são informados e os serviços continuam a vir nas faturas seguintes. Além disto, cancelamentos de linhas são efetuados e as cobranças continuam por mais meses e não é cobrado apenas o proporcional de uso;
  • Aparelhos Iphone estão apresentando problemas e a empresa não apresenta uma solução;
  • Créditos em faturas referentes a cobranças indevidas são prometidos no mês seguinte e não são efetuados os depósitos, e quando o PROCON entra em contato com a empresa para saber por que o depósito não foi efetuado a mesma alega que o número da conta corrente não foi passado e nem o envio do fax, serviço este que foi efetuado no próprio órgão;
  • Cobrança de mensagens de interatividade os quais o consumidor não solicitou.

 

 A TIM Sul S.A. tem 48 horas para resolver os processos já protocolados no PROCON. "Não iremos permitir pouco caso com os consumidores. A empresa tem que resolver os processos protocolados e se adequar conforme as normas do Código de Defesa do Consumidor", afirmou Tiago Silva Diretor do PROCON Municipal. Na tarde de hoje o órgão protocola o caso no Ministério Público Estadual.