27/05/2011 - Saúde
Academias da Saúde: espaços democráticos para o lazer e a qualidade de vida
Mesmo com a queda da temperatura dos últimos dias, população segue aproveitando as 23 academias da cidade.

foto/divulgação: Bruno Oliveira

Academias da Saúde conquistam a preferência de moradores e turistas

A aposentada Zilma Jordelina, 76 anos, passa ao menos uma vez por semana na academia da saúde do Jardim Nossa Senhora de Fátima, no Estreito. Jordelina diz que antes da academia só tinha a opção de caminhar pelo bairro: "hoje posso mexer todos os músculos, ficou muito bom". Também portadora de diabete, Dona Zilma não se acanha com a temperatura mais baixa do outono: faz os exercícios sorrindo.

Florianópolis conta, hoje, com 23 Academias da Saúde. Fruto de uma parceria público privada entre a Prefeitura e a empresa TopMed, elas foram projetadas para oferecer atividade física ao ar livre,  de graça, com estrutura de nível diferenciado, para adultos e idosos.

O modelo democrático agrada moradores e turistas. É o caso de Marlene Felix, 68 anos, que acorda todos os dias às 8hs da manhã para caminhar até a Academia da Saúde do Parque Coqueirose, onde faz seus exercícios.  Moradora de Curitiba, a aposentada está hospedada na casa da filha, Denise, no bairro Estreito. Mãe e filha têm diabete e, por recomendação médica, precisam praticar exercícios. "Não é só por causa da diabete, também quero perder uns quilinhos" revelou.

Além das atividades físicas, Marlene destaca as amizades construídas no espaço, "já trocamos até telefones aqui, só falta trocar receitas" brincou. A aposentada explica que quando começou a usufruir da academia, sentia dores no braço direito, "hoje não tenho mais dores, estou ótima".

Confira a localização das 23 academias de Florianópolis:

ILHA

BAIRRO