09/09/2011 - Transportes
Terminal de ônibus passa por vistoria
Ministério Público, PM, Bombeiro, CREA e Prefeitura vistoriam o Terminal Cidade Florianópolis para processar a transferência de 15 linhas de ônibus

foto/divulgação:

Vice-prefeito mostra o projeto de revitalização do terminal para o promotor Daniel Paladino (E)

A prefeitura da Capital tem pressa em desafogar a movimentação intensa no Ticen (Terminal Integrado do Centro) por onde circulam, diariamente, cerca de 220 mil usuários, transferindo 15 linhas intermunicipais (seis da empresa Santa Teresinha e nove da empresa Biguaçu) para o Terminal Cidade de Florianópolis.

A intenção do poder público é oxigenar o comércio no entorno do terminal para onde vão ser relocadas as linhas de ônibus.  “Nossa previsão é que mais de 10 mil usuários vão circular, diariamente, pelo Terminal Cidade de Florianópolis. O comércio local também vai recebe mais segurança pela movimentação no espaço ocioso”, explicou o vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes.

Para agilizar o processo, João Batista levou o promotor de Justiça dos Direitos Humanos e Cidadania, Daniel Paladino, ao Terminal Cidade Florianópolis, hoje à tarde, para uma vistoria técnica.

O Deter (Departamento Estadual de Transportes e Terminais) também participou da vistoria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária Municipal, CREA e Secretaria de Obras.

À medida que a comitiva percorria o Terminal Cidade Florianópolis, o vice-prefeito mostrava para o promotor o projeto da revitalização: iluminação, videomonitoramento, banheiros, calçadas, rampas e outras melhorias.

O representante do Deter, Sandro Silva, disse que só vai dar a ordem de serviço após ser assinado o Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e a Prefeitura. No documento, o poder público tem que garantir a execução do que está propondo.

O promotor Daniel Paladino admitiu que a transferência das linhas para o Terminal Cidade Florianópolis é uma excelente ideia, mas afirmou que o Termo de Ajustamento de Conduta vai ser assinado somente quando receber os laudos da PM, Bombeiro e CREA.

O vice-prefeito ressaltou que o espaço que vai sobrar no Ticen será otimizado com a redistribuição das linhas locais nas plataformas de embarque e desembarque, facilitando a manobra dos ônibus e ao mesmo tempo levando mais segurança aos usuários. “Muitos coletivos param fora da plataforma, oferecendo risco aos passageiros”, observou .

Confira as linhas que vão ser transferidas

• Linhas Executivas

Empresa Canasvieiras: Canasvieiras Via Jurerê, Costa do Moçambique, Ingleses/Santinho, Jurerê, Brava e Rio Vermelho.

Empresa Insular: Caieira da Barra do Sul, Campeche, Corredor Sudoeste, Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.

Empresa Transol: Barra da Lagoa, Córrego Grande via Gama D´Eça, João Paulo, Lagoa da Conceição, Parque São Jorge, Santa Mônica, Joaquina e Córrego Grande Via Mauro Ramos.

Empresa Emflotur: Jardim Atlântico.

Empresa Estrela: Abraão, Bom Abrigo e Campinas VIP.

• Linhas intermunicipais

Empresa Santa Teresinha: Flor de Nápolis, Sertão do Maruim, Santana, São Pedro de Alcântara, Univali e Univali Expressa.

Empresa Biguaçu: Bom Viver, Bom Viver Expressa, Dona Adélia, Dona Adélia Expressa, Jardim Janaína, Jardim Janaína Via Expressa, José Nitro, José Nitro Expressa e Jardim das Acácias.