20/10/2011 - Governo
Prefeitura Inagura espaço cultural para o Projeto Maciço do Morro da Cruz
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Ministra da Cultura, Ana Maria Buarque de Hollanda

foto/divulgação:

Ministra da Cultura fez questão de comparecer à inauguração da instalação, que integra do Projeto Maciço do Morro da Cruz

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Dário Berger e a Ministra da Cultura, Ana Maria Buarque de Hollanda, inauguraram o Espaço Mais Cultura.

A estrutura integra o PAC Cultural para o Projeto Maciço do Morro da Cruz e é a primeira do país nesta linha de atuação – de espaço de tecnologia voltado para cultura.

Instalado em prédio de grande relevância histórica para o município - na Rua Victor Konder, nº 321, próximo ao “banco redondo” - o espaço foi reformado e conta, agora, com 42 computadores de última geração, uma sala para criação e desenvolvimento de projetos e uma sala com adaptações acústicas para gravações em áudio.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes da classe artística e lideranças das 16 comunidades do Maciço do Morro da Cruz.

Ao discursar, o prefeito Dário Berger destacou a importância do Espaço Mais Cultura para o conjunto de ações que estão chegando ao Maciço do Morro da Cruz –o maior  projeto  social de Santa Catarina, que vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas. O prefeito fez questão de lembrar as obras de infraestrutura, que estão levando cidadania àquela região da cidade e agradeceu o empenho de sua equipe, a colaboração do Governo Federal e a parceria das lideranças comunitárias. “Só com este esforço conjunto foi possível operarmos a mudança de cenário àquela parte da cidade, transformando o que era abandono e desolação em atenção e esperança",completou o prefeito.

Para a ministra Ana Maria Buarque de Hollanda, Florianópolis vem se destacando por seu pioneirismo em obras sociais e culturais – em especial, pela capacidade do prefeito em liderar e estimular o diálogo com a comunidade, meio político e intelectual. Ana Buarque de Hollanda destacou que a Prefeitura tem sido uma parceira empenhada para a realização de projetos deste cunho – o que se comprova não apenas pela cidade estar  recebendo o primeiro espaço cultural desta modalidade no país como, também, porque receberá, em breve, a primeira praça do PEC 2, com mais de sete mil metros quadrados.

O Espaço Mais Cultura poderá atender, diariamente,  noventa pessoas - prioritariamente oriundas de projetos sociais do Maciço do Morro da Cruz. As vagas excedentes serão disponibilizadas para artistas, voluntários e demais interessados em tecnologia voltada para a cultura.

O projeto conta, ainda, com a parceria da Fundação Vidal Ramos, do SENAC e da Fundação Franklin Cascaes para a promoção de cursos diversos como animação digital, coral e cerâmica.