21/10/2011 - Tecnologia
Prefeitura assina contrato para integrar rede metropolitana de fibra óptica
Medida vai permitir velocidade mínima de 1 Gbps nos postos de saúde, escolas e unidades de atendimento da Prefeitura

foto/divulgação:

Na tarde desta quinta-feira, dia 20 de outubro, o Prefeito Dário Berger e o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, João Rufino de Sales, assinaram o contrato de prestação de serviços para a integração de 174 unidades da Prefeitura de Florianópolis à rede de fibra óptica da Rede Metropolitana Governamental. O projeto interligará as diversas unidades de saúde, educação e administrativa do Governo Municipal.

Para o Prefeito Dário Berger, o contrato atende as expectativas e necessidades de uma cidade que é inovadora e criativa. O prefeito esclareceu, também, que, diante das várias alternativas apresentadas para atender a esta demanda, houve um esforço para que a parceria de desse com o Governo do Estado, através do CIASC, a fim de assegurar a continuidade do processo no futuro, independentemente de quem esteja à frente destas duas instâncias de poder.   Presente à reunião, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo do Estado, Paulo Bornhausen falou da importância do contrato para as futuras gerações.

Com a integração, todo o território do município de Florianópolis terá cobertura de fibra óptica. A estrutura de fibra permitirá uma velocidade de no mínimo 1 Gbps nos postos de saúde, escolas e unidades de atendimento da Prefeitura. Atualmente, esses locais possuem uma conexão de apenas 1 Mbps.

O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, explicou que o contrato permitirá a interligação da Prefeitura numa única rede, ultrarrápida, melhorando a qualidade dos serviços.

Durante a reunião, o presidente do CIASC, João Rufino de Sales, também entregou para a Prefeitura um CD contendo dados e informações contábeis e financeiras referente ao ano de 2010, gerado pela ferramenta SIACI – Sistema Integrado de Apoio ao Controle Interno.  O CD foi recebido pela Secretária Executiva de Controle Interno e Ouvidoria, Micheli Ana Pauli.  A ferramenta é utilizada pela Prefeitura de Florianópolis desde 2007 e proporciona também a disponibilização via internet, de forma integral, das informações de receitas e despesas no momento em que elas acontecem, dando cumprimento à LC 131 de 27/05/2009, parte integrante da Lei de Responsabilidade Fiscal.