22/12/2011 - Obras
Terceira pista da SC-405 é liberada para veículos
Obra era uma antiga reivindicação do prefeito Dário Berger para complementar a eficácia do elevado sobre oTrevo da Seta

foto/divulgação:

Os moradores e turistas que visitam o Sul da Ilha já contam com a terceira pista da rodovia SC-405, principal ligação entre o Centro de Florianópolis à região, que deve auxiliar na melhoria do fluxo de veículos. A nova faixa da rodovia foi inaugurada nesta quinta-feira, 22 de dezembro, com a presença do prefeito Dário Berger, governador Raimundo Colombo e demais autoridades.

A segunda rodovia mais movimentada de Santa Catarina, a SC-405, recebe um fluxo diário de 34 mil veículos por dia – estimativa da Polícia Rodoviária em dias fora da temporada. A terceira pista era uma antiga reivindicação do prefeito de Florianópolis, Dário Berger, desde que inaugurou o elevado do Trevo da Seta. De acordo com ele, para o elevado funcionar completamente, era preciso outra faixa para a rodovia.

Durante o discurso de inauguração, o prefeito mencionou os engarrafamentos de veículos constantes na rodovia, que prejudicavam os moradores e turistas da Capital. “O tempo é de comemorar, inauguramos na semana passada a duplicação da rodovia mais movimentada do estado (SC-401) e hoje estamos liberando a terceira pista da (SC-405). A temporada de verão vai ser bem mais tranqüila para os moradores do Sul e Norte da Ilha” disse o prefeito.

A obra teve um custo de R$ 7,6 milhões, sendo que R$ 5 milhões foram para as 93 desapropriações de imóveis. A construção da terceira pista havia começado em 2009, mas paralisada no mesmo ano. No mês de junho deste ano, foram retomados os trabalhos. A nova faixa possui 2,38 km de extensão e funcionará tanto no sentido Bairro-Centro, na parte da manhã, quanto no sentido Centro-Bairro, no final da tarde. No entanto, segundo o Governo do Estado, até a conclusão da instalação dos semáforos na rodovia, prevista para 30 de dezembro, a terceira faixa funcionará somente sentido Bairro-Centro.