02/02/2012 - Educação
Prefeitura vai oferecer mais vagas em creches
Para atingir a meta, a administração municipal poderá contar com o apoio do Banco interamericano de desenvolvimento, o BID.

foto/divulgação:

A Prefeitura de Florianópolis  oferecerá ainda mais vagas em creches do que está no  acordo feito com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A declaração é do Secretário Municipal de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Em dois anos, o documento assinado com o MPSC prevê a criação de 1.760 vagas suplementares em unidades de educação infantil. Pinto da Luz acredita que no final desse prazo, o executivo poderá matricular no mínimo um total de 1.800 crianças.

“Trabalhamos para oferecer à população cada vez mais vagas em creches e um ensino de qualidade”, frisa.  Para atingir a meta, a prefeitura conta com benfeitorias de recursos próprios e com um empréstimo que está sendo viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, no valor de 59 milhões de dólares.

Atualmente, em 83 unidades, a Secretaria de Educação é responsável por 10 mil 861 crianças. Cerca de 70% delas permanecem no ambiente escolar em tempo integral.

O secretário relembra que dentro do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) já estão englobadas as creches Poeta João da Cruz e Sousa, na Areias do Campeche  e Carlos Humberto Pederneiras Correa, na Agronômica.

Para o segundo semestre deste ano, haverá novas matriculas, por exemplo, na Creche Celso Ramos, na Prainha, que será ampliada. A Escola Básica Gentil Mathias ganhará um novo edifício, sendo o atual prédio transformado em unidade infantil.

Já a Creche Estela Máris, de Ponta das Canas, está sendo ampliada em 4 salas , assim  como o NEI Nagib Jabor, no Estreito, ganhará 3 novos espaços.

Em 2013, serão construídas três novas unidades. Uma delas é uma Creche na  Costeira  e outra em Canasvieiras. No Morro do Horácio haverá uma creche também.

Rodolfo Pinto da Luz faz questão de destacar que com o TAC serão evitadas ações judiciais individualizadas, que interrompam a sequência da lista da espera  nas unidades infantis, baseada na carência socioeconômica das famílias.

• BID

Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  o Secretário afirma que o município  estará bem equipado  com creches por um bom período. Após avaliar uma pesquisa que aponta Florianópolis como a melhor capital de ensino infantil, o banco decidiu emprestar à prefeitura um valor de 59 milhões de dólares a serem aplicados no setor e também no ensino fundamental.

Entre as melhorias para a capital está a construção de 23 creches, num período de 5 anos. “Estamos finalizando o projeto para ser encaminhado ao BID. Depois de aprovado pela instituição, segue para o senado brasileiro autorizar o nosso pedido ao órgão internacional”, observa.