31/05/2012 - Obras
Ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino serão repaginadas
Comerciantes querem melhorar o uso do espaço comercial e levar vida a estes logradouros para atrair mais consumidores

foto/divulgação:

Revitalização será feita por meio de  parceria entre a prefeitura e empresas privadas

Comerciantes da área central da cidade estão discutindo a repaginação das ruas Francisco Tolentino e  Conselheiro Mafra, a exemplo da rua Vidal Ramos, que se transformou em um verdadeiro shopping a céu aberto. Os encontros estão sendo realizados em parceria com a Acif (Associação Comercial de Florianópolis)  e a Prefeitura de Florianópolis,  coordenados pelo presidente da Câmara de Lojistas local, Francisco de Nez. O objetivo central do projeto é melhorar o uso do espaço comercial e levar mais vida a estes logradouros.

“A ideia é fazer um link entre a Praça XV e as Casas da Água, na esquina da Francisco Tolentino , oferecendo mais comodidade e segurança para quem vai às compras”, explicou Francisco de Nez.

Entre as prioridades requisitadas na reunião estão melhoria da iluminação pública, revitalização de fachadas das lojas e colocação de floreiras;  ou seja, humanizar o local para atrair mais consumidores.

A prefeitura de Florianópolis, com experiência em revitalizações, participou da reunião. “O programa da Administração é contemplar todo o centro histórico”, ressaltou o secretário de governo Gean Loureiro, explicando como foram feitas as melhorias de infraestrutura nas ruas Vidal Ramos e Hercílio Luz.

O novo visual a ser projetado é uma parceria entre o poder público e o privado. Os interessados falaram sobre o que pretendem inovar e prometeram levar um projeto a ser discutido na próxima quarta-feira, onde técnicos do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis)  também participarão com algumas contribuições, principalmente na execução de drenagem, substituição das luminárias e outras melhorias inerente ao poder público.