05/06/2012 - Obras
Organização Urbana: obra de revitalização da Rodovia João Gualberto está no prazo
Prefeitura de Florianópolis trabalha para o bem estar da cidade

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), por meio da Secretaria Municipal de Obras, vem se empenhando em projetos que viabilizem a revitalização de logradouros da Capital. As mudanças já podem ser observadas em ruas como a Jerônimo Coelho e a Vidal Ramos, vias localizadas no centro da cidade.

A SC-406, Rodovia João Gualberto Soares, que faz a conexão entre os bairros Ingleses, Rio Vermelho e Barra da Lagoa, Norte e Leste da Ilha, é uma via estadual, sendo competência do Governo do Estado sua repaginação. Porém, a Prefeitura sabendo das dificuldades que a região tem passado como a ausência de acostamentos, a pavimentação irregular, a disputa de pedestres e ciclistas por espaços junto aos veículos, solicitou ao Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA) autorização para responder pela obra.

Mesclando endereços comerciais e residenciais, algumas das construções existentes impossibilitavam o alargamento da via, sendo resolvido com a parceria da Prefeitura e da comunidade.

Iniciada em janeiro no ano passado, a obra de revitalização que liga os bairros Ingleses e Rio Vermelho está dentro do prazo estabelecido de execução. O prazo inicial de conclusão dos trabalhos era janeiro de 2012, mas uma drenagem fora dos planos teve que ser realizada, o que atrasou o fechamento. O novo prazo para entrega é setembro de 2012.

Além de ganhar camada asfáltica nova, a rodovia contará com calçadas e ciclovias, apesar do estreito espaço disponibilizado pelo alargamento da via. Os 2,17 km a serem revigorados ligam a ruas paralelas à rodovia João Gualberto Soares: a Dário Manoel Cardoso, no Sítio de Baixo e a Graciliano Manoel Gomes, no Sítio de Cima.

De acordo com a secretaria, a obra caminha um pouco devagar, pois o sistema de drenagem precisa ser executado com cuidado, para não comprometer a tubulação da CASAN e da rede elétrica. A Prefeitura informa que após o término da obra as placas, as faixas e as lombadas serão incluídas e/ou recolocadas.

Os problemas apontados pela comunidade como acostamento estreito, com obstáculos e areia, as faixas de segurança apagadas, as placas de sinalização quebradas, os alagamentos nas vias laterais, a poeira que invade casas e lojas, o asfalto esburacado, a falta de estacionamento para carros, serão resolvidos assim que a obra for concluída.

A ideia é oferecer mais comodidade e segurança para todos que trafegam no local.

A obra

Revitalização da Rodovia João Gualberto Soares

Custo: R$ 2,5 milhões.
Extensão: 2,17 km.
Início: janeiro 2011.
Conclusão: 21 de setembro de 2012.
Inclui: Alargamento da via, sistema de drenagem, asfalto recapeado, calçadas, estacionamentos e ciclovias.

arquivos para download