03/01/2013 - Comunicação
João Amin toma posse na Secretaria de Obras
Secretária de Turismo e secretários de Ciência, Saúde, Habitação e Comunicação também assumiram seus cargos nesta quinta

foto/divulgação: Mauro Vaz

João Amin assina livro de posse

O vice-prefeito de Florianópolis, João Amin, tomou posse na tarde desta quinta-feira como Secretário Municipal de Obras.

“Com muita autoconfiança vou tentar todos os dias ser um bom Secretário e prestar um bom serviço para o cidadão de Florianópolis”, prometeu João Amin, que foi prestigiado pelos pais e ex-prefeitos Esperidião Amin e Angela Amin.

Outras cinco posses aconteceram durante a tarde e tiveram presença maciça de representantes dos setores tecnológico e turístico. Isto porque o prefeito César Souza Júnior cumpriu a promessa feita no período eleitoral de que nomearia para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável e para a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte pessoas indicadas pelos setores.

Na posse do Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, o prefeito César Souza Júnior chegou a comentar que “em termos de peso intelectual e de capacidade, esta é a posse mais prestigiada”. Dela participaram os presidentes da Fapesc, Sérgio Luiz Gargioni, da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), Guilherme Stark Bernard, da AMPE Metropolitana, Fábio Braga, da ASSESPRO-SC, Hugo Dittrich, da inova@sc, Maria Augusta Orofino, do CDI (Centro de Democratização de Informática), Heitor Blum, do Ciasc, João Rufino de Sales, e da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), Gerson Schmitt; o superintendente da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider; o vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi; o pró-reitor de extensão e relações externas do IF-SC, Golberi Salvador Ferreira;  os diretores do Sapiens Park, Diomário Queiroz e José Eduardo Fiates, e de Governança Eletrônica do governo do Estado, Paulo de Tarso Mendes Luna; e o coordenador do Programa Reciclatec da ACIF, Thiago Freitas.

Diante de todos, César também enfatizou que o documento assinado por ele, quando candidato a prefeito, avalizando as prioridades do setor “agora é o plano de governo”. “Esta vocação econômica não deve estar só nas universidades e empresas. Temos que colocá-la também no Monte Cristo, na cabeça do pai que está preparando o seu filho”, defendeu.

Da mesma forma, a posse da Secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Maria Cláudia Evangelista, contou com os presidentes do Florianópolis e Região Convention & Vistiros Bureau, Eugênio Neto, e da Santur, Valdir Rubens; do Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Celso Antônio Calcagnotto, e da presidente do Conselho Estadual de Turismo, Jô Cintra. “Nós sabemos o que tem que ser feito. A gente tem que apontar um caminho e começar a agir em conjunto”, conclamou o prefeito César Souza Júnior. Maria Cláudia, por sua vez, prometeu entregar ainda neste mês de janeiro o projeto de lei de criação do fundo municipal de turismo para elaboração e continuidade de políticas públicas para a área.

A “prata da casa” foi valorizada com a posse do Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, engenheiro de carreira da Prefeitura. Hahne reforçou ao prefeito o pedido de que sua equipe seja fortalecida. “Temos grande disponibilidade de recursos federais e a Prefeitura não capta e tem dificuldade de investir”, destacou o Secretário, que também aproveitou a ocasião para adiantar que o saneamento público será um dos principais motes de seu trabalho. “A gente vai ter que atuar de forma constante e também buscar os recursos para poder investir”.

Também o Secretário Executivo de Comunicação, João Cavallazzi, tomou posse, prestigiado pelo diretor da Associação Catarinense de Imprensa Manoel Timóteo, e pelos Assessores de Comunicação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Angelo Medeiros, e da Secretaria de Estado da Segurança Pública, João Carlos Mendonça.  “Terão à frente da Secretaria um homem de comunicação, que respeita e que sabe da importância da comunicação”, observou o próprio Cavallazzi. “É um jornalista na acepção da palavra. Vai fazer elo muito importante com os nossos amigos da imprensa. A linha desse governo será uma Prefeitura transparente, aberta às suas ações”, enfatizou o prefeito, informando que a Secretaria Executiva passará a ter status de Secretaria Municipal após a reforma administrativa.

No final da tarde de hoje aconteceu a posse do Secretário de Saúde, Daniel Moutinho Júnior.

Mais posses

Nesta sexta-feira (04), será a vez das posses do Secretário do Continente, João Batista Nunes, às 13hs; do Superintendente Geral da Fundação Municipal de Esportes, Hudson Pires, às 14 hs; do Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Luiz Ekke Moukarzel, às 15 hs; do Superintendente do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Eversom Mendes, às 16 hs, e do Secretário de Assistência Social, Alessandro Balbi Abreu, às 17 hs.

A posse do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho, acontece na próxima terça (08), às 14 hs. E ainda estão sem data as posses dos Secretários de Planejamento, Edson Caporal, e da Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael de Bona Dutra. O primeiro caso, por conta do desmembramento da Pasta da atual Secretaria de Receita e Finanças, e o segundo caso, em razão de trâmites burocráticos de Brasília, já que o Secretário é delegado federal de carreira.