15/01/2013 - Obras
Prefeitura será parceira no novo acesso ao Sul da Ilha

foto/divulgação: Mauro Vaz

Assinatura da ordem de serviço

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, entregaram nesta terça-feira a ordem de serviço para o início das obras do novo acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Colombo também assinou a autorização dos editais para construção da ponte sobre o Rio Tavares e do elevado do Estádio Aderbal Ramos da Silva, além da construção de ciclovias e calçadas para pedestres na SC-405, entre o Trevo da Seta e o Rio Tavares. O prazo para a conclusão das obras é de 24 meses, mas o Governo do Estado pretende entregar a rodovia em junho de 2014.

"É um desafio, mas com a colaboração, empenho e muito trabalho de todos queremos cumprir a meta de concluir a obra seis meses antes do previsto”, disse Colombo.

O prefeito Cesar Souza Júnior destacou que o município será parceiro do governo do Estado e irá fazer sua parte, desapropriando as residências que ficam no trajeto da rodovia.

"Essa obra será um divisor de águas não apenas para os moradores do Sul da Ilha, mas para toda a cidade", afirmou o prefeito.

O investimento nessa primeira etapa de obras, que inclui o acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal do aeroporto Hercílio Luz, será de R$ 54 milhões. A ponte e o elevado estão orçados em cerca de R$ 18 milhões e as obras destinadas a pedestres na SC-405, somam R$ 1,8 milhão. As ações fazem parte do Pacto por Santa Catarina.

"Hoje é um dia especial. Os últimos dois anos foram de planejamento, definição de metas e dedicação para alavancar os recursos. Agora começamos a ver os resultados. Estamos cumprindo com o nosso objetivo: colocar as pessoas em primeiro lugar”, ressaltou o governador.

A rodovia SC-405 representa o principal acesso ao Sul da Ilha, por onde circulam mais de 35 mil veículos por dia no período normal. Estudos indicam que pelo menos 17,5 mil veículos que circulam diariamente pela rodovia devem utilizar o novo acesso, resultando na solução dos engarrafamentos.

Tranquilidade, segurança e agilidade: essas foram as palavras descritas pelo morador do Sul da Ilha Leandro de Oliveira.

“Perdemos muito tempo no trânsito, além da rodovia estar em condições precárias. Nos dias de jogos precisamos nos programar para sair e voltar para a casa. Sem dúvida, essa obra é a realização de um grande sonho dos moradores da região”, explicou.

O morador do bairro Tapera Reginaldo dos Santos, de 32 anos, relatou que para ter acesso ao bairro em que reside existem duas opções, pela rodovia SC-405 ou pelo perímetro administrado pela Aeronáutica.

“Os dois acessos são complicados. No primeiro, o trânsito é caótico por causa dos congestionamentos e, no segundo, é exigido uma permissão para cruzar pelo local. Estamos vendo essa obra como uma melhoria na nossa qualidade de vida. Será mais tempo com a família e também muito mais tranquilidade”, observou.

• O que será feito?

Para as obras de acesso ao Sul da Ilha será feito a duplicação da rodovia existente para o lado direito a partir do Trevo da Seta com a implantação de nova ponte sobre o Rio Tavares e a ampliação em 30 metros da ponte existente. Para a interseção do bairro Carianos foi projetado um viaduto que vai permitir o acesso livre entre o centro e o Sul da Ilha, evitando cruzamento com os veículos que saem dos jogos no Estádio Aderbal Ramos da Silva. A partir deste ponto, a rodovia contorna o loteamento Santos Dumont, de onde segue junto ao limite do aeroporto Hercílio Luz.

Para o cruzamento com acesso à Tapera, onde ocorre a divisão dos fluxos entre a região do Campeche e a Nova Área Terminal com o Ribeirão da Ilha, foi projetada uma rótula. Deste local segue com duplicação do atual acesso à Tapera até o cruzamento com a rodovia SC-405, onde deve ser implantado outro viaduto que garanta fluxo adequado ao Sul da Ilha. Já para os acessos à nova área terminal, o projeto segue em pista dupla a partir do cruzamento com acesso à Tapera, onde prevê a implantação de rótula de acesso ao novo terminal de cargas no lado direito e a Universidade Federal de Santa Catarina no lado esquerdo, bem como um cruzamento junto à nova área terminal de passageiros que permita acesso direto ao estacionamento da nova área terminal e passagem inferior para acesso a UFSC para veículos de pequeno porte.

Para garantir a mobilidade, o projeto prevê ainda a implantação de pista de caminhada e ciclovia ao longo de todo o complexo, garantindo a segurança deste tipo de tráfego entre a região central e o Sul de Florianópolis, bem como ao novo terminal do aeroporto.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.