19/02/2013 - Governo
Prefeitura vai atuar na prevenção da farra do boi
Ideia é sensibilizar as crianças para o respeito a todas as formas de vida

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Protocolo de cooperação foi assinado em reunião na sede do comando da PM

A Prefeitura Municipal de Florianópolis vai realizar ações de prevenção à prática da farra do boi na cidade no período da Quaresma e durante a Semana Santa. Neste sentido, a Secretaria de Educação irá convidar as escolas municipais a participar de um concurso de redação buscando valorizar o respeito a todas as formas de vida, além de viabilizar palestras procurando sensibilizar os alunos sobre o tema. Tais ações fazem parte de um protocolo de cooperação assinado nesta terça-feira à tarde na sede do comando da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC).

O protocolo vem sendo firmado desde o ano de 2011 por vários órgãos federais, estaduais e municipais. Seu sucesso pode ser verificado na gradativa diminuição do número de ocorrências relacionadas à farra do boi já considerada crime. Segundo dados apresentados pela PM/SC, foram 302 casos em 2010, 255 em 2011 e 188 em 2012, no Estado. Florianópolis ainda desponta como a campeã em ocorrências.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Bem Estar Animal, também garante atendimento veterinário aos animais que sofrerem maus tratos neste período, mesmo nos finais de semana. O trabalho será efetuado em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

Na ocasião da assinatura do protocolo estavam por parte da Prefeitura de Florianópolis o futuro Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael De Bona, representando o prefeito Cesar Souza Júnior; o Diretor Geral da Guarda Municipal, Jean Carlos Cardoso, e o Diretor do Bem Estar Animal, João Eduardo Cavallazzi.