05/03/2013 - Saúde
Mutirão de Exames inicia nesta quarta-feira
Programa deve atender mais de 20 mil pacientes; alguns aguardam há 18 meses

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Zerar filas de exames é uma das prioridades, destaca o prefeito Cesar Souza Júnior

A Prefeitura de Florianópolis inicia nesta quarta-feira o programa Mutirão de Exames. Os primeiros pacientes atendidos serão os que necessitam de exames oftalmológicos e de alto custo e média complexidade.

De acordo com a Diretora de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Cristine Geller, a expectativa é de que os 23.210 exames na fila de espera sejam zerados em até seis meses.

Neste momento, a orientação é que os pacientes que estão no aguardo dos exames, incluídos no Sistema Nacional de Regulação pelos postos de saúde da região onde moram, esperam ser chamados pela prefeitura. Os pacientes poderão ser contatados tanto por unidades de saúde públicas quanto por prestadoras de serviços privadas já contratadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, 49 centros de saúde e quatro policlínicas municipais (do Centro, Estreito, Fazenda do Rio Tavares e Canasvieiras) e 20 prestadoras de serviços privadas vão participar do Mutirão. As 2.630 pessoas que aguardam exames de alto custo serão os maiores beneficiários do Mutirão, se considerarmos o tempo de espera.

Exames de Medicina Nuclear e Densitometria Óssea, cujo tempo médio de espera inicial era de 7 a 8 meses, serão atendidos em, no máximo, dois meses. Ou seja, terão o prazo de atendimento reduzido em quase quatro vezes.

Passarão por uma situação semelhante as 2.690 pessoas que aguardam um Ecocardiograma. Antes do Mutirão, a espera por um exame de média complexidade do tipo era de cerca de 18 meses, e agora ele será realizado num prazo três vezes menor, no máximo.

No Mutirão será investido R$ 1 milhão, sendo os recursos provenientes do Sistema Único de Saúde municipal e verba que seria destinada às Escolas de Samba.
  • Lançamento
"O programa Mutirão de Exames foi lançado ainda antes do término do segundo mês de governo dada a urgência em atender aos milhares de moradores que aguardam pela realização de procedimentos imprescindível para o tratamento de saúde", destacou o prefeito Cesar Souza Júnior.

• Tabela das demandas por exames

Exames de Alto custo
Ressonância Magnética