05/03/2013 - Tecnologia
Prefeito recebe delegação canadense
Investimentos nas áreas de inovação e capacitação foram assuntos na reunião

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Reunião com a Comitiva do Canadá

O Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, recebeu em seu gabinete na tarde desta terça-feira (05) a visita da delegação da província canadense de Prince Edward Island.  O encontro teve como objetivo fazer parcerias nas áreas de inovação, maricultura, tecnologia e educação.

Com cerca de 150 mil habitantes e características similares à Florianópolis; em aspectos geográficos, a Ilha do Príncipe Eduardo, além da pesca,  aquicultura e o turismo entre os principais instrumentos de desenvolvimento econômico, fizeram com que estas semelhanças alinhassem uma parceria entre possíveis acordos.

Prefeito Cesar Souza junior , salientou que  é possivel uma economia a base do conhecimento e trabalho em conjunto.

"O futuro do desenvolvimento mundial é a integração e o relacionamento entre as cidades. Temos muitas experiências para trocar e muito a aprender, principalmente sobre como promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação do meio ambiente", disse o Prefeito.

Já o Ministro de Inovação e Educação Avançada de Prince Edward Island, Allen Roach, destacou o investimento no fortalecimento de novas oportunidades econômicas para a província, entre elas o setor de tecnologia aeroespacial, biotecnologia, fontes ecológicas de energia e tecnologia da informação.

Para o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, a parceria com Prince Edward Island atende o plano da Prefeitura de ampliar a internacionalização de pessoas e empresas inovadoras de Florianópolis.

"Assim como nós, Prince Edward está construindo um plano de investimento em pessoas, inovação e infraestrutura para fortalecer a economia criativa e do conhecimento. Já somos cidades irmãs em diversos aspectos e a inovação irá ampliar essa integração", avaliou o Secretário.

Estiveram também presentes na reunião: O Secretário de Obras, João Amin, O futuro Secretário Municipal da Pesca e Maricultura, Paulo Henrique Ferreira, a Vice-Ministra, Melissa MacEachern da delegação canadense, o Diretor de Desenvolvimento de Canais de Exportação, Sebastian Manago, e o Chefe do Escritório Comercial do Governo do Canadá para a Região Sul do Brasil.